Uma pele linda, lisinha e sem manchas é algo desejável por todo homem e mulher, mesmo que num primeiro momento não reconheçam isso.
Uma pele linda, lisinha e sem manchas é algo desejável por todo homem e mulher, mesmo que num primeiro momento não reconheçam isso.
Nós negras e negros já carregamos uma vantagem no nosso DNA que é a forma que nosso organismo produz melanina, a ponto de nossa pele ter essa cor e tom incrível. Mas, isso não é suficiente para ter uma pele limpa e saudável. A pele do nosso corpo e rosto precisam de cuidados especiais.
O cuidado da pele é uma arte e uma ciência, mas não se deixe intimidar, isso é algo que todos podemos aprender. O segredo para cuidar de sua pele é conhecê-la, porque entender significa que você pode encontrar os produtos certos que irão funcionar para você e a maneira certa de cuidar para combater ou prevenir possíveis problemas.
A seguir vou mostrar os tipos e condições de pele e suas respectivas características para ajudar você a identificar o seu tipo de pele, e no fim, explicar por que é importante saber disso.
Aqui você verá:
> Condições de pele
> O que faz com que nossa pele mude?
> Por que é importante saber seu tipo de pele?
Existem 4 tipos básicos de pele:
- normal
- oleosa
- mista
seca
E além disso existem 4 condições básicas que afetam a pele e mudam sua característica natural.
- acneica
- desidratada
- sensível
- madura
Tipos de pele
Você sabe identificar o seu tipo de pele?
Vou te mostrar a características básicas de cada uma delas.
As pessoas negras, na sua maioria, possuem a pele do rosto oleosa ou mista e a pele do corpo seca, logo, o cuidado, tratamento e produtos que se faz e usa no copo não poderão ser o mesmo para a pele do rosto.
Abaixo estão as características básicas de cada tipo e em seguida condição de pele. Isso ajudará você a descobrir o seu tipo de pele.
Normal: é geralmente fina e elástica, sem disfunções específicas, ou seja, não é seca demais nem oleosa demais, é uma pele equilibrada.
Seca: é uma pele muito fina, com poros fechados e tendência a “escamar”, por ser uma pele incapaz de reter água naturalmente.
Oleosa: esse tipo de pele geralmente os poros são dilatados que permite o acúmulo de impurezas, com excesso de sebo, que é produzido naturalmente.
Mista: a pele mista, no rosto na parte central do rosto, conhecida como zona T, testa, nariz e queixo, é a mais oleosa e a região das bochechas é normal.
Com essas características acima talvez você já consiga identificar o se tipo de pele. Porém, há alguns casos em que isso não é suficiente, porque por algum motivo a sua pele esteja apresentando algumas condições ou aspectos que faça você se confundir. Eu já vi isso acontecer muitas vezes.
Nas consultorias de beleza, uma das primeiras perguntas que eu faço é: “Qual é o seu tipo de pele?”.
Pelos meu anos de experiência, eu já consigo identificar a pele de uma pessoa já no primeiro olhar, mas eu sempre espero a resposta para saber se a pessoa sabe mesmo o seu tipo de pele, e muitas vezes as pessoas acham que sabem.
As condições de pele mudam as características naturais da pele. E isso pode ser por um tempo curto ou longo, tudo vai depender do agente causador dessa alteração.
Condições de pele
Acneica: Essa é uma condição de pele super comum e fácil de identificar. As pessoas que tem a pele acneica, na maioria dos casos não sabem a origem dessa condição, e isso por si só já um assunto para um outro momento.
Na maioria dos casos é uma pele naturalmente oleosa, que pela combinação do acúmulo, de sebo, mais a bactéria da acne, mais algum outro agente interno ou externo, causam o aparecimento das espinhas.
Desidratada: Esta é uma pele que está muito seca a ponto de descamar e com aspecto áspero. E muitas pessoas por estarem com a pele assim, acham que tem a pele seca, mas muitas vezes não é!
Já atendi várias mulheres e homens que achavam que sua pele era seca, por causa da descamação e ressecamento, mas era naturalmente oleosa.
Sensível: A pele é uma pele muito reativa, que por algum motivo não permite que alguns produtos ou componentes causem algum tipo de irritação ou desconforto.
Assim como nas outras condições de pele, há algum agente causador, porém nesse caso, pode ser até algo como alergia ou intolerância a alguma substância.
Madura: Essa é uma condição de pele que todos iremos passar algum dia. No entanto há pessoas que já apresentam sinais antes do tempo. A pele madura é considerada uma condição porque ela pode ser tratada, postergada e amenizada.
Mesmo sendo relativamente jovem, algumas pessoas já apresentam características de pele madura. Perda de elasticidade, contornos faciais menos firmes e definidos, linhas finas de expressão, falta de hidratação da pele, mais fina e seca. Essas são algumas características que você pode observar para saber se sua pele está madura antes do tempo.
O que faz com que nossa pele mude?
A causa dessa alteração que coloca a pele nessas condições pode ser oriunda de diversos fatores: emocional, ambiente, tratamentos internos ou externos etc.
Vou exemplificar algumas situações com as quais já me deparei na vida de algumas e alguns clientes.
Pele acneica
A pele acneica se manifesta na puberdade e nesse caso o agente é interno e são os hormônios, mas também pode ocorrer em algumas mulheres na fase adulta, a chamada acne da mulher adulta. Esses são dois exemplo que essa condição pode acontecer causados por agente interno.
A chamada acne ocupacional é causada por agente externo, nesse caso, pode ser o ambiente de trabalho por exemplo.
Clientes que trabalham em lanchonete de fast food e mecânicos são exemplos de pessoas que tiveram acne ocupacional por conta de seu ambiente de trabalho.
Um ambiente repleto de óleo como a cozinha de um fast food e uma oficina mecânica, aliado a falta de cuidado certo da pele é a combinação perfeita para uma pele se tornar acneica.
Eu citei apenas 3 tipos de acne, mas existem outros. E é sempre importante saber o tipo e causa para se fazer o tratamento certo.
Pele desidratada
Você pode ter a pele oleosa, mas ela pode estar desidratada. Isso confundem algumas
pessoas, que acham que sua pele é seca, mas na verdade é oleosa e esta desidratada.
Como já foi dito, aspectos internos ou externos podem estar causando essa alteração que pode fazer com que uma pele naturalmente oleosa fique com aspecto de pele seca.
Isso é muito comum com pessoas que mudam de cidade ou região.
Que moravam numa cidade úmida e foram para uma região mais seca. Mesmo que naturalmente a pele não era seca, passa a ser.
E nesse caso é importante aumentar a quantidade de água que normalmente bebe e usar um hidratante que consiga regular a capacidade de reter a água na pele.
Pele sensível
A pele sensível merece cuidados redobrados e analisar bem a causa que faz a pele ficar assim. Como já foi dito o agente causador pode ser interno ou externo.
Há casos em que a pele que não era sensível se tornou por conta de algum tratamento ou algo assim.
Já fiz consultoria com mulheres que estavam fazendo tratamento para combater o câncer, e por conta do tratamento a pele estava sensível. E em alguns casos a combinação de duas condições, desidratada e sensível, ou acneica e sensível, por exemplo. Mas que naturalmente não eram assim.
É importante analisar para verificar se houve um ponto inicial em que a pele começou a ter essa característica.
Pele Madura
Essa é uma condição que a população negra é tardiamente afetada, porque geralmente o envelhecimento precoce é por conta da genética que faz com que o organismo seja incapaz de produzir ou reter suficientemente os agentes que mantém a pele jovem.
Mas não é porque que temos esse privilégio de ter a idade como segredo é que podemos descuidar da nossa pele ou não ter o tratamento que ela merece.
As causas do envelhecimento pode estar ligado ao metabolismo celular que desacelera
diminuição da renovação celular, diminuição na produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico assim como produção reduzida de sebo e capacidade de reter água na pele.
A pele de todas as pessoas começa a envelhecer lá pelos 30 anos, em algumas pessoas mais rapidamente e em outras menos, mas ambas precisam cuidar da pele para que fique jovem e saudável por mais tempo.
Por que é importante saber seu tipo de pele?
1. O motivo mais importante é o autoconhecimento pois a partir dele ficará mais fácil saber como tratar da pele, saber quando ela não está no seu estado normal e até saber quais são os produtos adequados para o seu tipo de pele. Porque de nada vai adiantar comprar o “melhor produto” ou o “mais caro”. Se não for para o seu tipo de pele não vai ter a eficácia e efeito que deveria;
2. Caso ocorra alguma alteração, você saiba identificar o que mudou e detectar o que causou essa alteração.
3. Sabendo o seu tipo de pele, saberá quais tipos de alimentos ajudam e prejudicam a sua pele;
4. Conseguirá saber se a quantidade de água que você já toma é suficiente para que sua pele fique e esteja saudável;
5. Como citei no item 1, vai acertar na compra de cremes ideais para a sua pele;
6. E por fim, é importante para saber qual maquiagem fica bem na sua pele em relação à textura, consistência e componentes.
E aí, com essas dicas e informações você conseguiu identificar o seu tipo de pele?
Deixe suas dúvidas nos comentários.
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar