Miss Irlanda 2021: Pamela Uba é a primeira vencedora negra a ser coroada, ela marcou a história ao se tornar a primeira Black Miss Irlanda desde o início do concurso em 1947
Pela primeira vez em 74 anos, uma mulher negra foi coroada Miss Irlanda. Pamela Uba, que entrou na competição como Miss Galway, quebrou barreiras no concurso deste ano como a primeira mulher negra a ser coroada Miss Irlanda desde que o evento foi criado em 1947, de acordo com o comunicado do concurso.
Quem é Pamela Uba?
Pamela Uba é uma mulher negra de 26 anos, a mais velha de seis irmãos e uma cientista médica do Hospital da Universidade de Galway. Ela serviu como trabalhadora da linha de frente durante a pandemia.
Uba veio da África do Sul para a Irlanda com sua família quando ela tinha sete anos quando eles buscavam asilo.
Ela foi nomeada Miss Galway em março de 2020, antes do início do bloqueio pandêmico e, junto com sua vitória.
Ela trabalha como modelo e como cientista médico, e já também trabalhou como funcionária da linha de frente no Hospital Universitário de Galway,
Estreando sua faixa Miss Irlanda 2021 no Instagram ela escreveu: “É como um sonho que se tornou realidade. As palavras não podem nem começar a descrever como estou me sentindo agora, ou como me senti na semana passada antes do final.”
Uba vai a Porto Rico em dezembro para representar a Irlanda na 70ª competição de Miss Mundo.
O concurso
Para quem não sabe, os concurso de beleza como os de “Miss” são compostos de várias fases, e cada fase as candidatas tem que mostrar o seu melhor, como modelo, conhecimento intelectual, debate, habilidades, carisma e sem dúvida simpatia e beleza.
E Pamela venceu a maior parte dos desafios da Miss Irlanda, ficando em primeiro lugar no desafio de debate, bem como no desafio esportivo. Ela também se destacou no desafio de talentos e no desafio de caridade.
Superando a tudo e a todos
A população negra da Irlanda é de 1,4%. E com sua conquista histórica ela recebeu muitos elogios e felicitações. Mas segundo a mídia daquele país, ela também tem recebido ataques e comentários racistas depois da sua vitória, mas que segundo a mídia local é oriunda de uma minoria.
Nós decidimos onde queremos estar…
Com esta conquista mostra às meninas que ser negra não é algo que te impede e não importa de onde você vem.
Temos visto nos últimos tempos muitas mulheres negras conquistando lugares onde até então não haviam sido ocupados por nenhuma de nós. E isso nos motiva a cada dia desejar e desbravar para ir e estar em lugares que até então, foi dito que não era nosso. Mas com a conquista de Pamela e de outras mulheres negras que tem sido uma inspiração, podemos concluir que, quem decide se um lugar é para nós ou não, somos nos mesmas que decidimos.
A coisa mais importante que devemos estar ensinando para jovens meninas negras de hoje é a liderança. É algo que tem faltado em jovens meninas e mulheres há muito tempo. Não porque não queremos, mas por causa do que a sociedade definiu o que mulher deve ou não ser.
Que a conquista de Pamela Uba seja um motivador para as meninas negras acreditarem nelas e terem a consciência de que são capazes de realizar seus sonhos, e realmente entender que não importa de onde seja todos os sonhos são válidos e todas temos um propósito nesta vida.
Sigam-me os bons…e as boas!
@marianaumake
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar