São Paulo é sede da Conexão entre Brasil e África
Começou no dia 25 de outubro um evento para aproximação de dois continentes antes juntos fisicamente.
Históricamente no Brasil o Deputado Adalberto Camargo foi o precursor desta ponte desde da década de 1960 e é um dos brasileiros pretos mais conhecidos na África que se refere a negócios com o Brasil. Ele criou a Afrochamber e realizou várias missões comerciais para África.
Mas a Feafro no século XXI realizou algumas exposições internacionais tanto em São Paulo quanto na Bahia. E na Bahia em 2006 tivemos um evento maravilhoso a II CIAD – Encontro de Intelectuais Pretos da Diáspora Africana – Neste evento teve a participacão de presidentes africanos, Stewe Wonder, Gilberto Gil era Ministro da Cultura e Matilde Ribeiro a Ministra da Seppir. Neste evento teve a entrega da medalha do Barão de Rio Branco para Abdias Nascimento, Senador, fundador do TEN, Teatro Experimental do Negro, no Rio de Janeiro na década de 1940, precursor do Pan Aficanismo e a inauguração de uma exposição em sua homenagem lá em Salvador.
Agora é a vez da Expo África Brasil “Connection” São Paulo que reúne empresas, artistas e profissionais de países africanos e do Brasil e se encerra no dia 26 de outubro.
Com o objetivo de promover conexões entre diferentes setores da economia, incentivar parcerias empresariais e fomentar o intercâmbio de conhecimento tecnológico e profissional entre a África e o Brasil, São Paulo sedia a Expo África Brasil “Connection”, que começou no dia 25 e vai até 26 de outubro, no Expo Center Norte, com entrada gratuita. Realizado pelo Instituto Literáfrica, trata-se de uma promoção comercial de empresas multissetoriais dos países africanos..
A Expo África Brasil espera atrair mais de 20 mil visitantes, reunindo mais de 200 empresas e diferentes países africanos. Com uma programação de 100 horas, o evento envolve investidores, empresários, acadêmicos, pesquisadores, estudantes e outros profissionais. Além de promover negócios, a Expo oferece uma agenda voltada à cultura, arte e educação, com profissionais e artistas de diversos países africanos e do Brasil compartilhando experiências e conhecimentos.
Segundo o fundador e presidente do Instituto Literáfrica, João Canda, que também é escritor e palestrante internacional, esse inédito encontro africano reúne empresários de excelência, personalidades políticas, artistas e profissionais de carreira internacional. “Com isso, ressaltamos, entre vários pontos, que a cooperação econômica e o fortalecimento comercial não se limitam às grandes companhias, mas também às pequenas e médias empresas entre países africanos e o Brasil, com o objetivo de atender às demandas em todos os setores e gerando milhões em negócios”, afirma.
A programação inclui uma série de atividades, como conferências, bate-papos, palestras, fóruns de negócios, exposição, além do Festival de Arte-Cultura Africana e Afrobrasileira. O evento também conta com o Fórum de Imersão, apresentações de arte africana, e uma experiência gastronômica que destaca a culinária africana e afro-brasileira.
Entre os mais de 60 speakers africanos, destacam-se nomes como Nangula Uaandja, diretora executiva da NIPDB, da Namíbia; Tibe Bi Gole Blaise, cônsul honorário da Costa do Marfim; Edinam Adjei-Sika, presidente da câmara de comércio Gana Brasil; Segun Arinze, presidente AGN e AVOA da Nigéria; Bernabas Kidane, presidente da TradeEthiopia Company, da Ethiopia; Ana Paula, diretora executiva da Vita grupo, de Cabo Verde; e Othman BABA, diretor geral da Royal Air Maroc para o Brasil, de Marrocos.
O evento traz, ainda, mais de 40 brasileiros como palestrantes e mediadores, entre eles, Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, e Claudionor Alves, diretor executivo de Diversidade do Grupo Carrefour.
O Festival Arte-Cultura Africana e Afro-Brasileira apresenta grandes artistas africanos e brasileiros em um mesmo palco, incluindo imigrantes e refugiados africanos que vivem no Brasil. Entre as atrações confirmadas estão Ndaka de Angola, Diima da Guiné-Bissau e do Brasil, Lino Krizz e amigos, com participações de DJs Hum e Dri, Edi Rock, Carlos Dafé, Thulla Melo e Graça Cunha.
Mais informações sobre ingressos gratuitos e participação como expositor nas mostras podem ser consultadas no site oficial do evento.
Programação – Expo África Brasil (palco principal)
Programação da inauguração oficial no dia 25 de outubro
-
Abertura – 10h;
-
Painel Imigração e Refúgio – Vivências e dilemas de refugiados africanos – 13h;
-
Painel Literatura – A África que não lemos e lançamento de livro da autora angolana Marley Selo, 14h;
-
Painel Equidade Racial – Pacto da promoção da equidade racial, 16h;
-
Painel A África que não conhecemos! – 18h;
-
Festival de Arte-cultura Africana e Afro-Brasileira, com show e danças – 19h30;
Sábado, 26 de outubro
-
Painel Vivências de empreendedores africanos – inclusão e percepção do mercado brasileiro – 10h;
-
Painel Mulheres africanas, mulheres do Brasil – descolonização das mentes, estereótipos e violência – 11h;
-
Painel A identidade africana nas artes plásticas dos imigrantes africanos no Brasil – 12h;
-
Painel A África e a diáspora – 15h;
-
Painel A produção cinematográfica africana no mundo – 17h;
-
Festival de Arte-cultura Africana e Afro-Brasileira, com show, danças e desfile de moda – 19h.
Programação – Expo África Brasil (palco fórum de negócios)
Sexta-feira, 25 de outubro
-
Painel Parceria Público Privado – Políticas de incentivo e visão de governos africanos para PPP. – 13h;
-
Painel Educação e Treinamento – Parcerias e desafios do presente para o futuro, 14h;
-
Painel Instituições e Serviços Financeiros – Finanças, taxas de câmbio, investimentos e mercados financeiros africanos e contribuições do sistema bancário brasileiro na relação comercial com os países africanos, 15h;
-
Painel Aviação – Companhias Aéreas Africanas | Voando para a América, 18h.
Sábado, 26 de outubro
-
Painel Transporte e Logística – Demanda e oferta para países africanos. – 10h;
-
Painel Agronegócios – Um continente de olho na Agroindústria para desenvolvimento e possibilidades de cooperação, 11h;
-
Painel Ciência e Tecnologias – Inteligência Artificial para crescimento econômico africano e brasileiro. – 13h;
-
Painel Bens Consumíveis – Varejo, consumo, economia – Oportunidades de negócios, comprar e vender, 14h;
-
Painel Energia Limpa e Renovável – Realidades africanas, oportunidades no sector e a experiência do Brasil para África, 17h.
Serviço
Expo África Brasil “Connection” São Paulo
Dias 25 e 26 de outubro
Ingressos gratuitos e participação nas exposições pelo link
Expo Center Norte – Av. Otto Baumgart, 1.000 – Vila Guilherme
Sobre o Instituto Literáfrica
Organização com mais de 10 anos de atividades que conectam a África do Brasil por meio de eventos sobre negócios, educação, cultura, arte e trocas de informações, fortalecendo a cultura africana na sua relação com a cultura afro-brasileira.
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar