Meu primeiro e principal referencial de beleza, autocuidado, vaidade e elegância é a minha mãe.
Quando criança, eu ficava observando cada vez que via minha mãe se maquiava no espelho do banheiro. Diariamente lá pelas 17h ela tomava seu banho, se maquiava para aguardar meu pai chegar do trabalho. Sempre vaidosa, adorava e ainda adora cremes.
Ela sempre muito ligada à beleza e saúde cuidando de dentro pra fora, me ensinou muitas coisas relacionadas ao cuidado e a beleza que tenho comigo até hoje.
Vou contar aqui alguns ensinamentos que minha mãe me ensinou, fazendo nela e para o cuidado da família.
A importância da hidratação
Uma cena viva na minha memória é minha mãe sentada na sua cama, com a TV ligada, ou no programa “TV mulher” ou no programa que a Ala Szerman, assistindo com um pote de creme hidratante passando nas pernas e no corpo. Ela usava hidratante todos os dias pela manhã, e algumas vezes durante o dia, repassava nas mãos, cotovelos, joelhos. Presenciar todos os dias esse ato de autocuidado, me marcou e me ensinou como devemos cuidar da pele do nosso corpo.
Exercício para o busto
Uma outra cena vivíssima era de minha mãe depois do banho, em frente ao espelho, com os braços dobrados em 90º, com cotovelos e as mãos juntas, ela subia os braços e descia, várias vezes.
Um outro era com os braços cruzados separados do corpo, e fazendo força como se fosse torcê-los, tencionando a região peitoral.
Encontrei duas imagens que mostram as posições dos braços.
Tomar levedo de cerveja
Sempre tinha lá em casa levedo de cerveja em comprimidos, usado para suplementação.
O levedo de cerveja contém mais de 18 vitaminas e mais de 15 minerais, aminoácidos, ácido fólico etc. Ele também contém ácido ribonucleico que ajuda a interromper o processo de queda de cabelo, rico substancias essenciais como cromo, selênio, zinco, ferro e fósforo, que produzem benefícios para a nossa saúde.
É uma fonte de vitaminas B e proteínas, além de ajudar o corpo a usar melhor a insulina e reduzir os níveis de açúcar no sangue, ajuda aumentar as enzimas no estômago que podem aliviar a diarreia e melhorar a defesa do corpo contra infecções virais como a gripe.
É bom também para uma melhora no funcionamento do nosso cérebro e traz benefícios para a nossa pele.
Enxofre
Outra substância que não faltava lá em casa para nossa suplementação, o enxofre, aquele pozinho amarelo do cheiro ruim…rs.
A gente tomava enxofre misturado com a água, pois minha mãe falava que faziam bem pra nossa saúde, bom pra pele e limpava o sangue.
E de fato é verdade, o enxofre ele ajuda na formação da queratina e colágeno, que faz a nossa pele ficar lisinha e jovem.
Nas minhas pesquisas, pra complementar o que minha mãe falava sobre o enxofre, descobri que é chamado de “mineral da beleza”.
Faz maravilhas na pele, inibe o aparecimento de rugas. Bom para o crescimento do cabelo e fortalece unhas.
Capaz de auxiliar na eliminação das toxinas do corpo.
Anti-bactericida e fungicida e anti-inflamatório.
Ajuda nosso corpo a ficar resistente a diversas doenças.
Alivia dores e inflamações.
Regula a produção de hormônios femininos e ajuda a aliviar os sintomas de TPM.
Ginástica para os olhos
Outra coisa que via minha mãe sempre fazer é ginástica para os olhos.
Ela para um tempinho e ficava movendo os olhos em todas as direções bem devagar, que era para enxergar bem.
Uso de chás e ervas
Fora isso todo meu conhecimento e uso de chás e ervas são conhecimento passado pelos ensinamento de minha mãe, que até hoje valorizo muito e dou continuidade estudando, pesquisando para fazer uso e instruí-la a usar também, ela tem livros e livro sobre ervas, plantas medicinais etc.
O autocuidado, a autovalorização do corpo, ser uma mulher vaidosa, mas que não se preocupa somente com a aparência, mas também com manter tudo internamente em equilíbrio e funcionando bem, é um dos legados mais fortes que minha mãe me ensinou. Isso somado ao ser sempre pronta pra sorrir, ajudar as pessoas, ter compaixão, querer as coisas certas, fazer tudo com honestidade e sempre ter conhecimentos dos meus direito. São coisas que vi e vejo minha mãe fazer naturalmente no seu dia a dia.
Indiscutivelmente tudo isso que listei são a base que ela ter uma saúde que impressiona os médicos, uma disposição e agilidade pra fazer o que gosta e sempre buscar e estudar pra saber mais.
Esses são os ensinamento que tenho aprendido com minha mãe e compartilho com você para que tenha uma melhora na sua vida e saúde.
Deixe nos comentários, os ensinamentos marcantes que aprendeu com a sua mãe.
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar