Há tantos tratamentos estéticos no mercado surgindo a cada dia para atender as mais diversas necessidades e problemas.
No entanto, existem algumas diferenças fisiológicas a serem levadas em consideração para pessoas com tons de pele rica em melanina. O que eu quero dizer com isso? Quem nem todo tratamento estético pode ser feito em pele negra, alguns com certos cuidados podem, mas outros não, podem prejudicar a pele e causar efeitos indesejáveis.
Cuidados com a pele negra são importantes, assim como para qualquer tom de pele. Podemos sim nos valer dos tratamentos estéticos para ajudar a manter nossa pele linda e saudável, potencializar a nossa beleza natural, mas não dá para aceitar tudo que é oferecido.
Um forte exemplo disso é a depilação a laser. Nem todo aparelho de depilação a laser que tem nas clínicas são capazes de ser aplicados na nossa pele, a cada dia vem surgindo novos aparelhos com tecnologia para atender a pele negra.
Mas eu mesma, já perdi as contas de quantos tratamentos me foram oferecidos, e que eu perguntei se poderia ser feito em pele negra, a atendente disse que sim, e quando eu perguntei qual aparelho era usado na clínica eu sabia que tal aparelho não atendia o meu tom de pele, mas mesmo assim, ciente que o meu tom de pele é escuro, ela queria me vender um tratamento, sem ter ciência do mal que poderia me causar.
Neste vou te indicar alguns tratamentos disponíveis que são indicados para o nosso tom de pele.
Ressalto que esses que eu citarei não são os únicos, existem outros, mas esses são os mais comuns e populares.
Aqui você verá:
Principais características da pele negra
A principal característica da nossa pele é o fato dela ser super melaninada e isso nos traz firmeza e uma jovialidade a ponto de ocultar a nossa idade, mas também pode ser causadora de alguns problemas.
Alta propensão a hiperpigmentação, que são as manchas de pele, que em pele negra são difíceis de tratar.
Menores quantidades de ceramidas, que está naturalmente presentes na pele. A ceramidas é um agente que ajuda manter a pele lisa e hidratada e geralmente pessoas de pele negra tende a ter a pele do corpo mais ressecada, e esse é um dos fatores.
Depilação a laser Nd: YAG
O Nd: YAG Laser é a tecnologia laser preferida para tratamento de pele negra. O comprimento de onda é muito maior do que outros lasers, portanto a melanina não é afetada.
Além de depilação os lasers Nd:YAG podem ser usados para outros tratamentos, como manhas, textura irregular e cicatrizes.
O ideal é encontrar uma pessoa especialista com experiência em pele negra e ter em mente que o tratamento pode ser de longo prazo para garantir uma ótima eficácia.
Microagulhamento por radiofrequência
Pele flácida, tom de pele irregular, hiperpigmentação, textura ou linhas finas e rugas, o microagulhamento por radiofrequência é tipo de tratamento que geralmente é indicado como uma opção. Para pele negra é totalmente seguro.
Ele é a combinação de duas tecnologias, o microagulhamento para estimular o colágeno e a elastina e radiofrequência para aquecer e para levantar e firmar. Este tratamento também ajuda a suavizar a textura da pele, ajuda a atenuar cicatrizes de acne e melhora a hiperpigmentação. Ou seja, é tudo de bom!
Peelings Químicos Superficiais
Os peelings superficiais têm como alvo as camadas superiores da pele e geralmente usam ácidos esfoliantes, como ácido glicólico e láctico ou vitamina A, para suavizar e iluminar a pele, tratar erupções cutâneas e reduzir a hiperpigmentação.
A intensidade pode ser aumentada ao longo de uma série de tratamentos que fortalecerão a pele ao longo do tempo e permitirão que você desenvolva tratamentos mais fortes.
Eletrólise
A eletrólise é um tratamento elétrico que remove permanentemente os pelos (o laser e o IPL só são capazes de reduzir o crescimento dos pelos, embora em alguns casos isso possa ser efetivamente permanente a longo prazo).
É inserida uma sonda muito fina no folículo capilar, aplicando uma pequena quantidade de corrente elétrica, criando calor, impedindo que os pelos cresçam novamente.
Por ser muito direcionado, é seguro para tons de pele escuros e recomendamos o uso em áreas pequenas. Há tratamentos com eletrólise para verrugas, manchas solares e cicatrizes.
Espero que esse post te ajude na escolha dos melhores tratamentos para você. Se cuidar é importante, e com segurança para a nossa pele é melhor ainda!
Além desses tratamento é fundamental ter uma rotina skincare para os cuidados diários. Uma rotina de cuidados para pele negra ajuda e muito a manter a pele limpa e saudável, além de manter a pele hidratada, livre de acne entre outras condições de pele.
Se possível for, procure um dermatologistas especializados em pele negra que poderá indicar os melhores tratamentos, caso sua pele precisar de um tratamento mais profundo.
Eu fiz um post sobre os tratamento que devem ser evitados para pele negra:
https://www.portalafro.com.br/tratamentos-que-deve-ser-evitados-para-quem-tem-pele-negra
Se ainda ficar alguma dúvida, deixe nos comentários.
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar