CRÍTICA TEATRAL
ESPETÁCULO: “UM CANTO PARA CAROLINA”
Tendo como ponto de partida o diário da talentosa escritora Carolina Maria de Jesus, uma mulher negra, semianalfabeta e moradora da favela do Canindé na década de 50, o espetáculo “Um canto para Carolina”, desperta inicialmente uma curiosidade de como a concepção e direção geral de Flávio Rodrigues conseguiria transmitir a força, a importância e a autenticidade do universo contido na obra original, ainda mais o enquadrando na categoria de teatro infanto-juvenil.
A costura dramatúrgica de Tadeu Renato tem as mesmas características questionáveis do texto “Quizumba” também de sua autoria, onde preocupa a fragmentação de acontecimentos que poderia prejudicar a narrativa teatral, porém a competente direção cênica encontrou uma forma mais que eficiente para fazer a ação acontecer com o ritmo necessário; Logo tudo se engatilha e o conceito cênico sabe lidar com a poesia do livro de Carolina Maria de Jesus.
A narrativa crua e ultrarrealista do texto original, entrecortada com trechos musicais (números percussivos de Rap, Samba) repletos de metáforas e fortes significados, aliada às brincadeiras com a plateia, cria o ponto lúdico e leve que necessita um espetáculo juvenil.
O figurino é rústico e ao mesmo tempo poético; tudo muito bonito, assim como o tão eficiente cenário de Flávio Rodrigues e Jefferson Matias que dão o tom do ambiente diário das comunidades periféricas.
O elenco é todo talentoso com grande destaque para a atriz protagonista Aysha Nascimento que encarna a escritora Carolina com propriedade, brilho e muito carisma além das pinceladas de realidade na interpretação que nos faz lembrar de diversas mulheres negras e fortes de periferia que vivem de forma sofrida, mas não menos digna, em nossa sociedade.
Um espetáculo imperdível para crianças, adolescentes e adultos que dá foco, amplifica e enche de poesia a voz dos mais sofridos.
Concepção e Direção Geral: Flávio Rodrigues
Elenco: Adilson Fernandes, Aysha Nascimento, Marccos Di Ferreira e Taynã Azevedo
Dramaturgia: Tadeu Renato
Direção de Movimento: Verônica Santos
Direção Musical: Melvim Santhana
Cenografia: Flávio Rodrigues/ Jefferson Matias
Figurino e Adereços: Cleydson Catarina
Técnico de som: Daniel Bocca
Músicas Originais: Adilson, Melvin Santhana, Tadeu Renato e Taynã Azevedo
Edição da Radio: Fabricio Zavanella Zavanela
Voz Locutor: Bruno Dias
Produção: Cia dos Inventivos
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐ excelente
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar