No calendário Gregoriano eventos Afro tem a força feminina de Yemanja
Apesar de publicado hoje, é bom saber de eventos já realizados para uma noção da quantidade de eventos que são produzidos nesta temática afro.
Portanto, abaixo a contribuição do professor Guilherme.
Pedimos também a todos e todas que nos dão o imenso prazer de consultar esta singela e humilde afro-contribuição para que, por favor, nos informe todas os eventos que isolad@ ou comunitariamente venha a realizar, para que possamos disponibilizar em nossa rede de amizade.
Mod jumbá. Axé
Guilherme Botelho Junior
Teólogo, historiador e OBA do Orixá SANGO
(16) 9.8244-3171 & (11) 9.8049-7256
P E N S E R – nossa, vossa presença é obrigatória!!!!!
MUSEU AFRO BRASIL
Diretor e Curadoria Geral: Dr. EMANUEL ARAUJO – Este mestre museólogo e colecionador, hoje aos 78 anos de idade, este baiano de nascimento, traça e desenvolve uma trajetória de dedicação e resistência à memória e a cultura afro-brasileira. Além de fundador do Museu Afro Brasil (2004), foi diretor da Pinacoteca do Estado (1992-2002).
O Museu Afro Brasil, destaca a perspectiva africana na formação do patrimônio, identidade e cultura brasileira, celebrando a Memória, História e a Arte Brasileira e a Afro Brasileira, se trada de um museu histórico, artístico e etnológico, voltado à pesquisa, conservação e exposição de objetos relacionados ao universo cultural do negro no Brasil
Local: PARQUE DO IBIRAPUERA
Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega
Horário: de terça-feira a domingo, das 10H ás 17H – permanência até às 17H
========================
PORTAL AFRO
Assista, partilhe, consulte, os eventos afro-brasileiros, gravados e filmados pela câmera do mestre JADER através do YouTube!
================
QUANTOS BRUMADINHOS SERÃO NECESSÁRIOS…
Ainda ressoam as palavras do pastor Martin-Luther King: “O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons. Mais do que a violência de poucos, me assusta a omissão de muitos”.
Ele explicava: “Uma pessoa que não descobriu nada pela qual aceitaria morrer, não está ainda pronta para viver”.
Posso considerar sem sombra de dúvida de que na República Federativa do Brasil funciona um ARREMEDO de Justiça, que só atende aos interesses dos poucos “donos” desta terra, comprovando um ditado que pode ser proclamado assim: aqui se faz, mas aqui não se paga.
Esta Justiça, nos faz sentir abominação e desolação, pois, diante de tanto desamparo, acabamos por omitir, calar, enfiar a cabeça no buraco.
O meu destempero, se faz em razão de mais um CRIME contra todo um povo, perpetrado novamente pela Vale, mineradora privatizada que é responsável pelo crime que atingiu todo vale do Rio Doce e a região de Mariana até as praias do Estado do Espírito Santo, causando a devastação provocada por mãos humanas, jamais vista em nosso planeta, sem nenhuma consequência para seus autores, a não ser para uma ONG que luta na defesa dos atingidos por este crime, e que foi processada pelos fazedores de “justiça”.
Sem mais delongas, elenco o descaso ARREDO de Justiça, ou seja, ocorrências criminosas em que não houve punição, ou se preferir: aqui se faz , mas aqui não se paga: ano de 1981: Naufrágio do Sobral Santos em Óbitos-PA – saldo de 340 mortos oficialmente; ano de 1984: Incêndio na Vila Socó, Butantã-SP. Vazamento de óleo, provocou o incêndio em uma favela – saldo de 93 mortos “oficialmente”; ano de 1987: CÉSIO 137 em Goiânia-GO – até hoje é sentido os efeitos deste crime; ano de 1988: Naufrágio do Bateau Mouche – ocorrido em 31 de dezembro – saldo de 55 mortos; ano de 1998: O Edifício Palace II foi construído pela Construtora Sersan de Sérgio Naya em 1990, com previsão de conclusão para 1995, tendo havido um “pequeno” atraso na conclusão da obra. Em 1996 o edifício foi interditado pela Defesa Civil após um operário ter morrido ao cair no fosso do elevador que apresentava defeito. A construtora já havia sido processada quatro vezes em virtude da má construção do prédio, que não havia recebido o habite-se da prefeitura. No dia 22-02 ocorreu o desabamento de uma torre, matando 8 pessoas; em 27-02 ocorreu o desabamento de outra torre; no dia 28-02, as três torres restantes foram implodidas. Ainda hoje, as vitimas aguardam ser indenizadas; ano de 2000: Derrame de óleo na Baia da Guanabara, e também em Araucária-PR – Os danos ambientais até hoje não foram e nunca serão reparados, pois as perdas da flora e da fauna são as vitimas deste crime; ano de 2003: Rompimento da barragem de Cataguases-MG – idem acima; ano de 2007: Rompimento da barragem de Mirai-MG – ibidem acima & Desabamento da Estação Pinheiros do Metrô (em obra), com saldo de 7 mortes; ano de 2011: Derrame de óleo na Bacia de Campos-RJ – ibidem acima; ano de 2013: Incêndio da Boate Kiss, Santa Maria-RGS – saldo de 242 mortos – até hoje, apenas familiares das vítimas foram processadas pelo Poder Judiciário; ano de 2015: Rompimento da barragem de Mariana – saldo 19 mortos – até hoje apenas uma ONG que defende os direitos das vitimas foi processada pelo Poder Judiciário; ano de 2015: Incêndio em Alemoa, no porto de Santos-SP – Os danos ambientais até hoje não foram e nunca serão reparados, pois as perdas da flora e da fauna são as vítimas deste crime; em 25-01-2019: Rompimento da barragem de Brumadinho – saldo até as 10H do dia 26-01-2019, 10 mortos, e mais de trezentos desaparecidos.
Estes casos listados, não se tratam de acidentes, mas de crimes hediondos, pois, são acobertados e silenciados por “autoridades” constituídas e “empresários”, posto que, uma mão lava outra, haja visto que projeto de Lei que pode vir a auxiliar e normatizar as operações pecaminosas destes DONOS do poder, está engavetado nas mesas dos parlamentares eternamente em recesso.
Resta apenas as multas impostas pelo IBAMA, por sinal nunca paga, e que o atual presidente, diz que vai acabar com esta verdadeira indústria de multa.
Quanto a nós, é lamentar, chorar e se preparar para novos crimes não julgados pois, vai se protelando até, até, até… É ou não é um ARREMEDO!
S A N T O R A L
DIA 08 – Santa Josefi
DIA 10 – Morre SOLANO TRINDADE, poeta e teatrólogo negro (1974)
DIA 11 – Libertação de NELSON MANDELA (1902)
DIA 17 – Morre PIXINGUINHA – Alfredo da Rocha Viana Filho (1973)
DIA 25 – Abolição da Escravatura em Ceará (1884)
DIA 25 – Morre MÁRIO DE ANDRADE (1945)
DIA 27 – Morre JOSÉ BENEDITO CORREIA LEITE (1989)
DIA 28 – Criado o QUILOMBOJE LITERATURA (1980)
CALENDÁRIO DE FEVEREIRO – não deixe vazio o seu lugar!
LECI BRANDÃO
###############################
EVENTO QUE SERÁ REALIZADO NO DIA
31 DE JANEIRO A PARTIR DAS 18H
RODA DE CONVERSA: DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
Participação dentre outr@s do Prof. Dr. Guilherme Botelho Junior.
Realização: U N E G R O
Local: U E S P
Rua Rui Barbosa, 588 – Bela Vista – São Paulo-SP
=============================
DIA 02
FESTA DE IEMANJA
Desde as primeiras horas da manhã/madrugada, os adeptos do Candomblé, em louvor e glória a IEMANJA (Mãe de todos os Orixás) cantam e dançam em frente a sua casa, que fica próxima ao largo de Sant’Ana em Salvador/Bahia. Oferendas são colocadas nos barcos e levados para o alto mar, através do Rio Vermelho, bairro da orla marítima da Bahia de todos os Santos, contando com a afluência de milhares de pessoas, adeptas do Candomblé ou não, todos vem para saldar a MAMÃE IEMANJA
##################################
DIA 02 às 19H
MISSA NO RITO ROMANO INCULTURADA EM ESTILO AFRO-BRASILEIRO
Em Ação de graças, pelos 16 anos da Pastoral Afro de Jesus Adolescente
Realização: Pastoral Afro-brasileira da Paróquia de Jesus Adoles
Local: Paróquia de Jesus Adolescente
Rua Arquiteto Heitor de Melo, 97 – Vila Dalila – São Paulo-SP
===================================
DIA 03 A PARTIR DAS 08H
GRUPO DE ARTICULAÇÃO DA PASTORAL AFRO-BRASILEIRA DA ARQUIDIOCESE DE RIBEIRÃO PRETO
Roda de conversa sob o tema: COMO VALORIZAR A IDENTIDADE NEGRA NA IGREJA!
Realização: PASTORAL AFRO DA ARQUIDIOCESE DE RIBEIRÃO PRETO:
PROGRAMAÇÃO:
08H – Acolhida e Café da Manhã ]] 08H30 – Mística e apresentação do tema ]] 09H30 – Missa ]] 10H45Café ]] 11H Roda de conversa ]] 12H30 Almoço ]] 14H Avisos & ENVIO.
Local: Comunidade de Nossa Senhora de Nazaré
Rua Luiz Mestrines, 38 – Alexandre Balbo – Ribeirão Preto.
===================================
DIA 03 às 10H
MISSA SOLENE DE CONSAGRAÇÃO AOS IRMÃOS DA IRMANDADE
Realização: Imperial Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito dos Homens Pretos do Rio de Janeiro (1640)
Local: Paróquia de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito da Irmandade…
Rua Uruguaiana n° 77 – Centro – Rio de Janeiro/RJ
Próximo a estação Uruguaiana do METRÔ
VISITE O MUSEU DO NEGRO no mesmo local
#########################################
DIA 03 às 10H
Celebração no Rito Romano Inculturada em Estilo Afro-brasileiro – Celebração Afro-brasileira.
Realização: Comissão de Festa do Rosário da Penha
Local: Capela de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito da Penha de França
Largo do Rosário s/n° – Penha – São Paulo/SP
##########################################
DIA 03 às 12H
19a. FESTA DE IEMANJA EM SANTOS
A 19ª Procissão de Iemanjá de Santos será realizado no dia 03/02/2019 sobre a realização da Prefeitura Municipal de Santos com a Coordenação do Babalorisá Marcelo de Logunéde, o evento acontecerá na orla da praia em frente ao Aquário Municipal de Santos, com apresentações culturais, barracas de artesanato, comidas típicas, floricultura e artigos religiosos. Venha prestigiar este grande evento que já faz parte do calendário Turístico do Estado de São Paulo e do calendário Oficial da Cidade de Santos…. Venham todos…. Louvar a Rainha do Mar… Asé.
Local: PONTA DA PRAIA – Santos-SP
=============================================
DIA 04 às 08H30
AULA INAUGURAL – PUEBLA – 40 ANOS
40 anos depois da III Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho – descobrir o sentido pastoral do CELAM de Puebla.
Realização: FAJOPA – Faculdade João Paulo II
Local: FAJOPA
Rua Bartolomeu de Gusmão, 531 – São Miguel – Marilia-S
(14) 3414-1965
======================
DIA 08 às 20H
BÊNÇÃO DOS SANTOS CATÓLICOS E DOS ORIX
DO GRÊMIO RECREATIVO CULTURAL E ESCOLA DE SAMBA VAI VAI
Anualmente, quando os tambores começam a rufar, as entidades espirituais por imposição dos Padres Orionitas da Igreja de Nossa Senhora Achiropita e os Diretor Espiritual da Vai Vai, Pai Francisco de Osun, abençoam a magnifica escola de Samba do Bixiga.
Local: QUADRA DO GRCES VAI-VAI
Rua São Vicente – Bela Vista-Bixiga – São Paulo-SP
=========================
Realização: Pastoral Afro-brasileira da Diocese de São Miguel Paulista
Local: Paróquia de Cristo Ressuscitado
Av. do Campanella, 814 – Cidade AE Carvalho – São Paulo-SP
=========================
DIA 09 às 10H
ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO DIÁCONO
FÁBIO JOSÉ SILVA que tem como tema:
Ouvi o clamor deste povo (EX 3,7)
local: Paróquia de Jesus Divino Mestre
Rua Nossa Senhora da Ajuda, 354 – Itaquaquecetuba – SP
==============================================
DIA 09 das 10 às 19H
4ª. A INCRIVEL FEIRA DE DISCOS
A INCRÍVEL FEIRA DE DISCOS – COMPRA/VENDA/TROCA – VENHAM PARTICIPAR – EXPOSITORES COM ACERVO ECLÉTICO DE VINIL REPLETOS DE RARIDADES – ALÉM DE COMIDAS DE BUTECO, PORÇÕES E BEBIDAS
ORGANIZADOR: Jorge Luiz Vendruscolo
Local: Rua Veiga Miranda, 820 – Ribeirão Preto-SP
=================================
DIA 09 às 16H
A SOCIOLOGIA DE EXU E ALÉM
Este mini curso surge da conversa entre as tradições africanas e a obra clássica de Max Weber “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” e aborda este momento de crise e desordem global, à medida que problematiza os motivos por trás da intolerância e discriminação contra as tradições de matriz africana.
Debates:
– Yansã enlouqueceu Freud em seu Divã: A Importância da Militância do Feminismo Negro como agente transgressor central na resposta do Movimento contra a Hegemonia Cultural.
– A Importância dos Renascimentos Culturais Latino Americano e Africano e o Alinhamento Econômico dos Blocos do Sul no contexto de uma Nova Ordem Mundial Multipolar mais inclusiva e como consequência um novo panorama geopolítico.
Prof. Ivan Poli
Mestre em Linguagem e Educação pela Universidade de São Paulo.
Autor Brasileiro do livro Renascimento Africano reconhecido por autoridades tradicionais, políticas e acadêmicas em diversos países africanos.
Local: Rua Rui Barbosa, 269 – BELA VISTA – São Paulo-SP
=========================================
DIA 10
Eu como COORDENADORA EXECUTIVA DE MOBILIZAÇÃO do Presente Iemanja Sepetiba venho convocar a TODOS os terreiro de Umbanda e Candomblé, Famílias de IFÁ, Encantaria Cigana, Centros Espíritas Kardecistas e afins, adeptos e simpatizantes a estarem conosco na Praia da Dona Luíza – Sepetiba RJ –
Preparem seus Presentes e Balaios, Terreiros desse Brasil, que vem aí um dos maiores eventos para Rainha do Mar!
25 anos desse evento- JUBILEU DE PRATA – Não fique de fora. Podem me procurar inbox para maiores esclarecimentos ou nosso Coordenador Geral – Paulo Mendonça ou Nosso Coordenador de Culto Rodrigo Rossy
===========================
DIA 16
PASTORAL DOM JOSÉ MARIA PIRES – DOM ZUMBI
14H30 – Reunião da Pastoral
17H – encontro de formação: tema – VOZES DO POVO NEGRO
Local: Paróquia de Santo Antonio da Brasilândia
Rua Parapuã, 19093 – Brasilândia – São Paulo-SP
=============================
DIA 16 às 09H & DIA 17 às 18H
CLINICA INTERNACIONAL DE BASKETBALL
A FPB- Federação Paulista de Basketball realizará a Clínica Internacional de Basketball, voltada para técnicos, no Esporte Clube Pinheiros – Ginásio Azul. A clínica será ministrada pelos argentinos Pablo Endres Coletti e Eduardo Lucio Pinto.As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas pelo email clinica@fpb.com.br;
Local: Esporte Clube Pinheiros
Rua Angelina Maffei Vita, 493 – Pinheiros – São Paulo-SP
===========================
DIA 16 a partir das 09H até às 17H
BAZAR DESAPEGO FRATERNO – edição Verão 2019
Doe, participe e pratique o desapego fraterno
A Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São João Batista realizará no dia 16/02/2019 a segunda edição do Bazar DESAPEGO FRATERNO em prol das melhorias da paróquia. O bazar será composto por roupas, sapatos e acessórios
O bazar beneficente será realizado na Rua Padre João, 709 – Penha – São Paulo/SP – Telefone: (11) 2337-6549.
===========================
DIA 17 às 10H
MISSA DE AÇÃO DE GRAÇA E GLORIFICAÇÃO AO VENERANDO PADROEIRO SÃO BENEDITO
Realização: Irmandade de São Benedito da Praia Grande e São Paulo
Local: Paróquia de Santa Ifigênia
Largo de Santa Ifigênia s/n° – Centro – São Paulo/SP
######################################
DIA 18 às 12H
18ª. PROCISSÃO DE IEMANJÁ
Programação: 12H Evento Cultural; 14H Chegada dos presentes de IEMANJÁ; 16H Procissão terrestre; 17H Procissão Marítima.
Local: Aquário de Santo
Av. Bartolomeu de Gusmão – Embaré – Santos-SP
=======================
Dia 22 ÀS 19h
IMPERIAL RODA DE SAMBA DO ROSÁRIO
Realização: Imperial Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e de São Bene Silvadito dos Homens Pretos do Rio de Janeiro (1640)
Local: Paróquia de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito da Irmandade…
Rua Uruguaiana n° 77 – Centro – Rio de Janeiro/RJ
Próximo a estação Uruguaiana do METRÔ
#######################################
DIA 24 às 19H
CELEBRAÇÃO SOLENE COMEMORATIVA AOS 40 ANOS DA TERCEIRA CONFERÊNCIA DO EPISCOPADO LATINO-AMERICANA
tema: Sentir com a Igreja de Esperança em Esperança 40 anos de PUEBLA
realização: CEBs da Região Episcopal Brasilândia
local: Paróquia Santo Antônio
Rua Parapuã, 1903 – Brasilândia – São Paulo-SP
=========================
Dia 28 às 20H
BÊNÇÃO DOS SANTOS CATÓLICOS E DOS ORIXÁS
DO GRÊMIO RECREATIVO CULTURAL E ESCOLA DE SAMBA VAI VAI
Anualmente, quando os tambores começam a rufar, as entidades espirituais por imposição dos Padres Orionitas da Igreja de Nossa Senhora Achiropita e os Diretor Espiritual da Vai Vai, Pai Francisco de Osun, abençoam a magnifica escola de Samba do Bixiga.
Local: QUADRA DO GRCES VAI-VAI
Rua São Vicente – Bela Vista-Bixiga – São Paulo-SP
=================================
4° Curso de Formação do Ensino da Cultura Afro-Brasileira e Africana em Diadema – 2016
Estão abertas as inscrições para a QUARTA edição do Curso de Formação do Ensino da Cultura Afro-brasileira e Africana, organizado pelo Fórum de Promoção da Igualdade Racial “Benedita da Silva” em parceria com a Câmara Municipal de Diadema. O Fórum, criado em 2012, reúne entidades e associações do movimento negro que há mais de 20 anos vêm se reunindo e discutindo políticas de ações afirmativas e a erradicação de toda e qualquer forma de racismo e de preconceito no município localizado no ABCD Paulista. O objetivo do curso é ampliar os conhecimentos sobre a história e a realidade de lutas do movimento negro brasileiro, com ênfase em Diadema. O curso também traz a iniciativa de colaborar e contribuir na aplicação da lei federal 10.639/03 e 11.645/08 que alterou a Lei de Diretrizes Básicas do Estado Nacional, tornando obrigatória a inclusão das culturas africanas e afro-brasileira, e a história do povo indígena na estrutura curricular do Ensino Fundamental e Médio público e privado, bem como também discutir, divulgar e fazer valer o Estatuto de Igualdade Racial aprovado em 16 de junho de 2010.
programação:
Local: Câmara Municipal de Diadema – Avenida Antônio Piranga, 474 – Centro, Diadema – SP
PASTORAL AFRO-BRASILEIRA DA DIOCESE DE MARIANA-MG
DIA 03 – XVI Encontro Regional de Folia de Reis/Congados; DIAS 09 e 10 – Reunião FOPPIR/FOMENE – Espera Feliz; DIA 16 – Reunião Arquidiocesana da Dimensão Sociopolítica; DIA 16 – Reunião da Rede de Saberes dos Povos Quilombolas; DIAS 23 e 24 – Reunião da Coordenação Arquidiocesana da Pastoral Afro-Brasileira – Leste
Contato: spolitica@yahoo.com.br; telefone: (31) 3557 1746.
==============================
ESCOLA NACIONAL DE ENERGIA POPULAR-ENEP
Colônia Vaz de Melo – Zona Rural – Viçosa-MG
Abertas as inscrições para o Curso de Fé e Política da Escola Fé e Política Dom Luciano.
Utilizando a pedagogia da alternância, o curso será dividido em cinco módulos presenciais e atividades em casa.
Todos os módulos serão realizados na Casa de Encontros Cardeal Cardjin, em Conselheiro Lafaiete (MG), aos finais de semana. Os interessados em participar devem realizar a sua inscrição nos Centros Regionais de Pastoral, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, pelo e-mail: escoladomluciano@hotmail.com ou pelo whastapp (31) 99994-1369. Inaugurada em 2011 pelo então arcebispo, Dom Geraldo Lyrio Rocha, a Escola de Fé e Política Dom Luciano Mendes de Almeida foi idealizada, em parceria, pelo Movimento Fé e Política e a Dimensão Sociopolítica da Arquidiocese de Mariana como instrumento de formação permanente capaz de interagir e possibilitar a formação para os agentes pastorais, militantes de movimentos populares, padres, jovens, no intuito de formar novos quadros para a condução das agendas e movimentos presentes na Arquidiocese
DIAS 01 a 03 – 1º Módulo do Curso de Fé e Política da Escola de Fé e Política Dom Luciano – Conselheiro Lafaiete; DIA 03 – XVI Encontro Regional de Folia de Reis/Congados; DIA 08 – Encontro de Moradia Região Oeste – Lafaiete; DIA 08 – Planejamento do Fórum Permanente da Bacia do Rio Doce – João Monlevade; DIAS 09 e 10 – Reunião FOPPIR/FOMENE – Espera Feliz; DIA 09 – Curso de Homeopatia (Turma II – Lúcia) – Módulo VII; DIAS 11 a 15 – Curso de artesanato e móveis de bambuí na ENEP;
DIA 12 – Reunião mensal da ENEP Colônia Vaz de Melo – Rodovia BR 482 – Zona Rural – Viçosa – MG www.facebook.com/escolaenergiapopular/ – Email: contato.enep@gmail.com;
DIA 12 – Reunião de preparação da Romaria dos Trabalhadores – Carandaí; DIA 13 – Monitoramento Permanente da Conjuntura às 19h – CF/2019 – Políticas Públicas – ENEP – Viçosa; DIA 14 – Curso de Homeopatia (Turma II – Fernanda) – Módulo IV; DIA 15 – Reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral; DIA 16 – Reunião Arquidiocesana da Dimensão Sociopolítica; DIA 16 – Reunião da Rede de Saberes dos Povos Quilombolas – SAPOQUI; DIA 21 – Curso de Homeopatia (Turma II – Fernanda) – Módulo V; DIAS 22 a 24 – Plenária Regional das Juventudes do Campo e da Cidade – EFA Paulo Freire – Acaiaca; DIAS 23 e 24 – Planejamento do Projeto Desperta Cidadão da Escola de Fé e Política Dom Luciano – Conselheiro Lafaiete; DIAS 23 e 24 – Reunião da Coordenação Arquidiocesana da Pastoral Afro-Brasileira – Leste.
Colônia Vaz de Melo – Rodovia BR 482 – Zona Rural – Viçosa – MGwww.facebook.com/escolaenergiapopular/; cotato.enep@gmail.com;
====================================
NOSSA NEGRITUDE – DESCONTRUINDO A “istória”.
ALTAY VELOSO & ALABÊ DE JERUSALÉM.
Altay em meio aos seus inúmeros afazeres, encontra tempo para extrair do livro “Ogundana, O Alabê de Jerusalém” uma bela e inspirada construção musical, a ópera “O Alabê de Jerusalém”, onde consegue unir todas as influências populares e eruditas que apreendeu no seu exercício com a música, ao que lhe foi dado, ainda no berço, o legado trazido pelos sons dos tambores da África, pois a ópera “O Alabê de Jerusalém” trata da história do africano Ogundana, que viveu há mais de 2000 anos, contada em nossos dias por ele mesmo, que hoje é uma entidade espiritual chamada “Alabê de Jerusalém” e que, num dia de festa, num templo de religião de matriz africana, retorna à Terra para contar sua história. Essa obra de Altay Veloso, tem tido, com unanimidade, o honroso apoio de todos os setores da comunidade artística brasileira, das instituições que trabalham para a efetiva inclusão social daqueles a quem, historicamente, tem sido negada uma participação digna na vida do país e por conta do seu conteúdo, que busca o mais profundo sentimento de amor e respeito entre as diferentes culturas, tem recebido um afetuoso abraço de entidades como a Unesco “Além de ser uma celebração cultural de alto nível, se propõe a emocionar e provocar uma reflexão sobre os temas do respeito a diversidade e da convivência pacífica entre as diferentes crenças e raças…”. Esta obra é fruto de 20 anos de pesquisa.
Alabê de Jerusalém é uma narrativa inter-religiosa de rara beleza que fala do amor do Cristo pela humanidade, celebrando o respeito pelas diferenças e a inculturação religiosa da cultura afro-brasileira. Uma obra tocante, transcendente e plena de poesia. Altay Veloso da Silva (São Gonçalo, 26 de fevereiro de 1951) é um cantor compositor e guitarrista brasileiro. Neto de acordeonista, filho de jongueiro capixaba com sacerdotisa de religião de matriz africana.
Está Opera vc tem acesso na Livraria Cultura, e também pelo google.
Não deixe de tomar conhecimento desta autêntica OBRA PRIMA!!!
==================================
FACULDADE PAULO VI – CURSOS DE EXTENSÃO
A Faculdade Paulo VI está com as matrículas abertas para os cursos de extensão em:
– DIREITO CANÔNICO
– LIBRAS
– NO CAMINHO PARA JERUSALÉM. UM ESTUDO DO EVANGELHOS DE LUCAS
– A HISTÓRIA DA IGREJA NA VIDA DOS SANTOS
– COMUNICAÇÃO E GESTÃO DE IMAGEM PROFISSIONAL
– GESTÃO DE MARKETING DIGITAL
Para mais informações: (11) 4790 5660 e no site da instituição:
http://www.faculdadepaulovi.com.br/cursos-de-extensao
===========================
ATIVIDADES DO MUSEU AFRO BRASIL
Visitas para grupos espontâneos
DIAS 03, 10, 17 e 24 às 14H
As visitas para o público espontâneo terão como foco temas relativos aos núcleos que compõem
a exposição de longa duração e que abordam a História, Memória e Arte dos brasileiros a partir da perspectiva afro-brasileira.
Visita de Férias – Marcelo ‘D Salete: A História Negra em Quadrinhos
DIA 09 às 10H30
Nesta visita, o publico será convidado a refletir sobre o processo criativo do quadrinista, ilustrador e
professor Marcelo D’ Salete. Será considerado a pesquisa realizada pelo artista, em interlocução
com obras e referenciais contidas no acervo do Museu Afro Brasil e a exposição História negra
em Quadrinhos de Marcelo D’ Salete.
Oficina Impressões da Cor
DIA 09 às 15H
A partir de uma visita ao acervo do Museu Afro Brasil, serão destacadas técnicas de xilogravura.
Os visitantes serão convidados a participar de uma oficina, na qual serão confeccionados carimbos,
construídos a partir de adaptações de técnicas de xilogravura. Ao final, os participantes podem participar
da composição de um painel coletivo, a partir detendo como referência as impressões coloridas das
matrizes produzidas durante a Oficina.
Aos Pés do Baobá
DIA 23 às 11H30
Durante este evento de contação de histórias ou mediação de leitura, os visitantes terão oportunidade
de se aproximar de dimensões das narrativas africanas ou afro-brasileiras e, em seguida, participar de
um bate-papo conduzido por integrantes do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil.
Oficina Bingana
DIA 23 às 14H
Essa oficina tem como matéria-prima a palavra. Os participantes são convidados a conhecer,
aprender, brincar e refletir sobre provérbios apresentados em três línguas: português, quicongo
e lingala (línguas faladas na República Democrática do Congo).
local: PARQUE DO IBIRAPUERA – São Paulo-SP
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar