Há muito axé neste mundo vindo da força das mulheres. São elas responsáveis por passar tradições de várias famílias de matriz africanas.
“Nos dias 23 e 24 de março, as cidades de Cachoeira e Muritiba sediarão o V Encontro de Mulheres de Axé do Recôncavo e o I Encontro de Mulheres de Axé do Brasil, iniciativa, Ebomi Nice de Oyá do Terreiro Casa Branca.
Segundo a coordenadora das Mulheres de Axé do Recôncavo, a iyalaxé Juçara Lopes, as atividades objetivam ampliar a fala e tomadas de decisões das mulheres de todo o país no sentido de combater preconceitos e o racismo, além de formar uma rede nacional de mulheres de axé, tendo como referência as mulheres negras que com sua luta gravaram seus nomes na história. A secretária Julieta Palmeira elogiou a realização da iniciativa, que servirá para fortalecer e reafirmar a luta das mulheres negras e do axé.
Programação
No dia 23/03, a partir das 18h, as matriarcas de axé participarão de uma apresentação sobre a cidade de Cachoeira, no Cine Teatro Cachoeira. Na sequência, serão realizadas apresentações culturais.
Já no dia 24, a partir das 9h, no Ilê Axé Obá Lajá, na cidade de Muritiba, acontecem palestras sobre a Atual conjuntura política do país; Racismo e Intolerância Religiosa; Direito a Saúde no processo de Envelhecimento da População Negra; Feminicídio; entre outros temas.
Acontece, ainda, entrega de acervo para o Memorial aos Ancestrais do Recôncavo, apresentação cultural e a entrega de presente para as Yabas, grandes mães ancestrais, na Pedra da Baleia em Cachoeira.”
Iya Monadeosi vai ao V Encontro de Mulheres de Axé do Recôncavo e I Encontro de Mulheres de Axé do Brasil representando o Ilê Axé Iya Oloxum de São Paulo.
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar