A PERIFERIA DE SÃO PAULO TEM ESPORTE DE TRADIÇÃO – FUTEBOL DE VÁRZEA
A Revista Futebol Total e seus parceiros da Zona Norte e a Federação Paulista de Futebol Varzeano organizaram, para o dia 09 de julho, feriado no Estado de São Paulo, uma atividade esportiva comemorativa.
A competição será em homenagem ao dia Estadual do Futebol Varzeano(instituída no dia 30 de julho) e constará de10 equipes contemplando categorias do sub 13 ao super master 60.
Atradição desta atividade esportiva, trará equipe que foi fundada em 1917 a S.E.R. SETE DE SETEMBRO da Freguesia do Ó e a mais nova CALÇADA DO SAMBA , de 2015, do Jardim Almanara.
No evento cada equipe terá um homenageado. Além disso, haverá a homenagem especial para as personalidades da várzea paulista de todos os tempos.
Claudinho de Souza, Chiquinho do Santa Marina, Ventania, Clidão do Carolina, Bengala, Otacílio Ribeiro, Marrinha do Corinthinha, Ary Melo, Gerson do IX Canarinho (Brasilândia) e Toninho do Problema.
Coordenação- Jorge Fleury e Nivaldo “Alemão”
SERVIÇO – FUTEBOL VARZEANO
COMEMORAÇÃO ESTADUAL “DIA DO FUTEBOL VARZEANO” LEI 17.464/2021
DIA 09 DE JULHO DE 2024
LOCAL – Local: C.D.C. SENHOR DO BONFIM
Rua Juan de colônia, 116, Jardim Maracanã- São Paulo, SP
HORÁRIO – a partir do período da manhã
Saiba mais sobre o futebol varzeano no texto abaixo.
Lei institui 30 de junho como “Dia do Futebol Varzeano” e entra para o calendário oficial do estado
texto copiado da internet – https://vejasp.abril.com.br/cultura-lazer/futebol-de-varzea-paulista-agora-tem-um-dia-para-chamar-de-seu
Por Clayton Freitas – Veja São Paulo
Atualizado em 6 dez 2021, 14h59 – Publicado em 6 dez 2021, 14h59
Na justificativa para criar a data, o autor da proposta, o deputado estadual Adalberto Freitas (PSL), sustenta que esse tipo de atividade é centenária, já que foi criada por volta de 1920 às margens das várzeas do rio Tietê, que, naquela época, recebia diversas atividades esportivas, num passado que nada lembra sua condição atual.
“O futebol de várzea, por ser uma grande tradição do povo brasileiro, jamais deixará de existir, pois encontra apoio de entidades públicas e privadas, por meio de incentivos na manutenção de campos e equipes de futebol, realização de torneiros, festivais, campeonatos, mantendo acesa a chama do esporte bretão no coração dos brasileiros”, escreve o deputado.
O dia 30 de junho foi escolhido por marcar a criação da Federação Paulista de Futebol Varzeano, em 2008, por Milton Mattoni, que morreu em abril deste ano por complicações da Covid-19.
O texto tramitava desde maio de 2019 na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), mas só no dia 3 deste mês, última sexta-feira, foi sancionado pelo vice-governador em exercício, Rodrigo Garcia (PSDB).
Dados da federação indicam que existem somente na região metropolitana de São Paulo perto de 3.000 equipes e 440 campos de futebol cadastrados.
Um dos palcos mais famosos de prática do futebol de várzea no passado era a área onde atualmente está o Parque do Povo, que chegou a reunir nove equipes diferentes. Foi ali que nasceu, em 1937, o Clube Varzeano Marechal Floriano.
O fato da existência do futebol de várzea no local foi um dos motivos que levou ao tombamento do local pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), do estado de São Paulo, em
O curioso é que atualmente a prática inexiste no local.
Apesar de ser uma prática que predominantemente envolve amadores, o futebol de várzea ao longo do tempo chamou a atenção de grandes empresas, sobretudo as de material esportivo, que passaram a patrocinar competições entre os times com premiações que chegavam a R$ 100 mil.
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.AceitoPolítica de Privacidade
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar