Até ao próximo mês de Outubro a TAAG deixará de realizar voos para o Dubai (Emiratos Árabes Unidos) e reduziu as ligações para São Paulo (Brasil). Os elevados custos de operação estão na base da decisão do Conselho de Administração da companhia.
O oficial de informação da TAAG, Carlos Vicente, avançou que “a redução da taxa de ocupação está na base de decisão da direcção da companhia. Há aviões que saíam do Dubai para Luanda quase vazios, com menos de metade da sua capacidade”, avançou.
Sublinha que os aparelhos operados na rota Luanda-Dubai são do tipo Boeings 777-300 com mais de 200 lugares e que transportavam na ligação entre Luanda e o Dubai menos de 50 passageiros, ressalvando que o número de passageiros baixou, mas há períodos em que registam-se subidas.
O porta-voz da TAAG fez saber igualmente que grande parte dos passageiros que mais viajam para os dois destinos são homens de negócios, por isso não coloca de parte a relação com a falta de divisas no mercado nacional.
“Por falta de passageiros, grande parte deles empresários e comerciantes, a companhia de bandeira viu-se forçada a deixar de realizar os voos de Sábado para São Paulo, Brasil, e outra ligação semanal que mantinha com o Dubai”, reiterou.
Carlos Vicente fez saber que a última operação do voo do Dubai foi realizado no dia 18 deste mês, e quem quiser viajar para os Emiratos Árabes Unidos poderá recorrer a outras companhias aéreas. O mesmo acrescenta que em relação às viagens para São Paulo não haverá problemas porque o único vôo que foi retirado da grelha é o de Sexta-feira que, à dada altura, pode restabelecer-se e nos restantes dias a operação se mantém.
De acordo com o oficial de informação da TAAG, a medida não causará prejuízo aos clientes que tenham obtido bilhetes de passagem, assegurando que a tomada de decisão acautela os direitos dos passageiros que possuem reserva.
O voo inaugural da companhia aérea angolana TAAG na rota Luanda/Dubai aconteceu em Maio de 2008, com escala técnica em Addis Abeba, na Etiópia. A companhia utilizou um boeing 777 com uma autonomia para voar mais de 13 horas consecutivas e capacidade de transportar à bordo 420 passageiros, mas na altura viajaram 122 passageiros.
A TAAG faz voos internacionais, entre outros destinos, para Harare (Zimbabwe), Joanesburgo (África do Sul), Lusaka (Zâmbia), Brazzaville (Congo Brazzaville), Kinshasa (RD Congo), Lisboa (Portugal), Sal (Cabo Verde), São Tomé e Príncipe, Windhoek (Namíbia) e Rio de Janeiro (Brasil). Entretanto, outro voo directo Dubai-Luanda teve início a 25 de Outubro de 2009, com a companhia de aviação comercial ‘Emirates’, com três serviços semanais. A acção inscrevia-se, na altura, no plano de extensão das ligações aéreas internacionais com África, asseguradas pela sociedade sedeada no Dubai.
http://tpa.sapo.ao/noticias/economia/taag-encerra-ligacoes-com-dubai-e-sao-paulo
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