Comitiva com cerca de 150 pessoas acompanha o Rei Ooni de Ifé
“A visita inédita de Ooni de ifé, rei de Ifé Sua Majestade Imperial Adeyeye Enitan Babatunde Ogunwusi ao Brasil é um marco histórico que se insere na proposta do Ooni de Ifé em reaproximar e reunir os afrodescendentes para que estes possam colaborar mutuamente no desenvolvimento das sociedades onde vivem.”
“A proposta desta visita é portanto, realizar o maior e mais extensivo intercâmbio cultural, econômico, intelectual entre os yorubás e a sociedade brasileira”
Durante este período uma série de eventos serão realizados para recebê-lo juntamente com sua comitiva. Tal comitiva será composta por empresários, intelectuais, autoridades religiosa, como o Dr. Wole Soyinka (Prêmio Nobel de Literatura, 1986), Dr. Kola Abimbola, Dr. Olabiyi Babalola Yai, para citar alguns. Estima-se que cerca de 150 nigerianos acompanharam Ooni de Ifé ao Brasil. Esta visita tem efeito ampliado ao pensarmos que estamos na década dos Afrodescendentes, como estabelecido pela UNESCO, cujo o objetivo é o desenvolvimento integral desta população
Com a checada no Brasil no dia 06 de junho em Salvador, o Rei Ooni, ficará no Brasil até o dia 17/06/2018, com uma vasta programação.
É sua primeira visita ao Brasil, e um dos seus objetivos desde de que assumiu seu reinado em 2015, é unir e fortalecer a comunidade Yorubá da África e da Diáspora Africana.
No mundo estima-se que há cerca de 500 milhões de pessoas dentro dos seguidores da cultura Yoruba. O Brasil, é o país com maior número de afrodescendentes, fora do continente africano. E a Nigéria constitui-se o pais de maior população no continente africano.
Sua agenda pelas cidades brasileiras será:
dia 06/06 á 10/06 – Salvador
dia 11/06 a 13/06 – Rio de Janeiro
dia 14/06 até 16/06- Belo Horizonte
17/06 – saída do Brasil
Programação geral em Salvador
1 – Ooni chegada na Bahia em uma balsa como viagem simbólica de retorno pela Baia de Todos os Santos
2 – Recepção das autoridades municipais da Bahia e de Salvador
3 – Ooni realiza procissão de oração pela paz e repouso das almas dos africanos escravizados Ooni declara a Bahia como a capital yorùbá das Américas
4 – Reunião da prefeitura onde a Ooni deve ouvir seus filhos brasileiras, ore pelo Brasil, o Estado da Bahia e seu povo.
Nota: Espera-se que o Ajodùn Ebí continue, por todo o Atlântico, todos os dias com membros da família iorubá do Brasil, para celebrar o festival Olojo com o Ooni em Ilê Ifé, a fim de receber a bênção da poderosa coroa aristocrática.
Programação geral no Rio de Janeiro
1 – Audiência real no Parlamento do Estado do Rio
de Janeiro.
2 – Exposição de negócios e reunião Business to business
3 – Cerimônia aos ancestrais no Cais do Valongo,
4 Conferência na Fiocruz,
5 Reconhecimento de Rio e Ifê como cidade irmãs; visita Escola de Samba
6 – Prece inter religiosa no Cristo Redentor, onde Ooni orará pelo Brasil, pelo Estado do Rio de Janeiro e seus habitantes
Programação geral em Belo Horizonte / Minas Gerais
1 – Audiência com o governador de Minas;
2 – Encontro com o movimento negro e grupos religiosos tradicionais com ascendência iorubá;
3 Reunião da Câmara Municipal onde a Ooni orará pelo Brasil, o Estado de Minas Gerais e seu povo;
4. Encontro com o presidente de dois grandes bancos do estado;
5. Grande conferência na Assembléia Legislativa da Ooni e comitiva;
6. Recebimento oficial pelo prefeito da cidade de Ouro Preto, onde Ooni visitará as mineradoras africanas de minas de ouro e pedras preciosas.;
7. Jantar com investidores e comunidades empresariais de Minas Gerais.
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar