2 de julho de 1823 em Salvador, quando as tropas portuguesas são finalmente expulsas do território brasileiro, terminando o processo iniciado em 7 de setembro do ano anterior. “A escolha dessa data tem símbolos e significados. O sete de setembro, foi um movimento feito por portugueses ou filhos de portugueses que não abrangia a grande problemática do século 19 que é a escravização”
Mas se a independência do Brasil em relação aos portugueses só ocorreu de fato em 2 de julho de 1823, por que o 7 de setembro de 1822 foi a data que entrou para a história?Além disso, Dom Pedro representa o homem branco, de descendência europeia e simboliza esse momento. Já o 2 de julho foi construído por pessoas pobres, negras, escravizadas, além da elite branca baiana.
“Há um processo de pensar a representação de que imagem quer dar. A quem devemos agradecer pelo fato de sermos independentes?!”
A luta do povo baiano em 1823 representa a continuidade das lutas realizadas pelo povo brasileiro na Bahia, como a Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates, ocorrida em Salvador em 1798 que tinha como objetivos separar a Bahia de Portugal, abolir a escravatura e atender às reivindicações das camadas pobres da população.
A Conjuração Baiana foi composta, em sua maioria, por escravos, negros livres, brancos pobres e mestiços, que exerciam as mais diferentes profissões, como sapateiros, pedreiros, soldados, etc. A Conjuração Baiana foi influenciada pela Revolução Francesa de 1789, que foi um dos maiores acontecimentos da história da humanidade cujo processo revolucionário foi inspirado nos ideais iluministas contra a monarquia absolutista, e pela Revolução Haitiana de 1791 que foi uma grande rebelião de escravos e negros libertos motivada pela grande exploração e violência do sistema colonial escravista francês naquela região que conduziu a colônia francesa de São Domingos a partir de 1791 à independência.
Viva o 2 de julho de 1923 e o heroísmo do povo baiano, que lutou com determinação pela emancipação da Bahia e do Brasil naquele momento histórico.
E a Liberdade onde está?
“Baiano é um povo bom
Povo trabalhador
Quem mexe com baiano
Mexe com Nosso Senhor”
Autor: Denilson Costa
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar