Festival promove inclusão e protagonismo da negritude em suas diversas manifestações, valorizando artistas e empreendedores negros.
O Afropunk Bahia, um dos festivais mais importantes de música e cultura negra do Brasil, tem suas datas marcadas para 18 e 19 de novembro de 2023. Com uma line-up ainda a ser confirmada, a retrospectiva da última edição revela um elenco diversificado e empolgante de artistas, que incluiu nomes como Margareth Menezes, Black Pantera, Emicida, Liniker, Psirico, Mc Carol, Baco Exu do Blues e Karol Conká, entre vários outros. A expectativa para esta edição é que o evento mantenha sua tradição de trazer artistas renomados e emergentes que celebram a riqueza da cultura afro-brasileira.
Mais que um festival, o Afropunk Bahia oferece uma experiência única de encontro de ritmos, vivências e culturas. O evento amplifica a força do legado da diáspora africana, promovendo um ato radical de autoamor e formando a roda dos pretos na cidade mais negra fora da África. Com rodas de Samba, Capoeira, Punk e Xirê, a programação representa a continuidade da história de luta e resistência da comunidade negra, celebrando o encontro de gerações e expressões artísticas.
Além da música, o Afropunk Bahia busca potencializar a cultura negra em suas diversas manifestações. Moda, beleza, empreendedorismo e gastronomia também ocupam um lugar de destaque no festival. A proposta é valorizar e reconhecer o protagonismo da negritude em todas essas áreas, contribuindo para fortalecer a comunidade negra e estimular a transformação social.
Com dois dias de evento e mais de 30 atrações, o Afropunk Bahia proporciona uma experiência imersiva de 26 horas de duração. Durante esse período, a diversidade de expressões culturais da diáspora africana se manifesta em um ambiente acolhedor, estimulando o respeito, o amor próprio e a autoafirmação.
O Afropunk Bahia 2023 reafirma seu compromisso em celebrar a cultura negra e suas múltiplas manifestações. O festival promove a representatividade e o empoderamento negro, além de oferecer espaços de discussão e reflexão sobre questões sociais relevantes para a comunidade afrodescendente. Por meio de todas as atividades ofertadas durante o evento, temas como combate ao racismo, valorização da identidade negra e luta por igualdade e justiça são debatidos.
A expectativa é que o Afropunk Bahia 2023 seja mais um marco na história desse festival, trazendo momentos de celebração, união e conscientização. O evento é aguardado ansiosamente por pessoas de diferentes idades e origens que reconhecem a importância de valorizar e exaltar a cultura negra.
O evento é uma experiência transformadora, onde o público pode se sentir acolhido e capaz de realizar conexões genuínas. Aqui, quem brilha é o público, estrelando, desfilando e estampando com seus sorrisos, charme e simpatia o chamado #BlackCarpet do evento, representando a energia e toda a beleza do povo negro. Como o próprio evento define, no Afropunk Bahia “a roda nunca deixa de girar, impulsionando a força da comunidade negra e inspirando a todos.”
O intuito é ofertar aos presentes um ambiente inclusivo, onde todos se veem como iguais, sem hierarquias. O Centro de Convenções de Salvador se transforma em um local de celebração da cultura negra afro-diaspórica. É um verdadeiro tour cultural que honra e valoriza a diversidade da comunidade negra.
Para mais informações sobre o line-up e a programação completa, fique atento às atualizações do festival no site oficial: https://afropunk.com/pt-br/festival/bahia/
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar