Em Ghana, evento celebra a conexão ancestral entre Brasil e África
A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa) participou do PANAFEST 2023, em Ghana, junto ao Ministério da Cultura (MinC), Fundação Cultural Palmares, Itamaraty e Prefeitura de Salvador, reafirmando a cooperação cultural entre o Brasil e a África. O PANAFEST ocorreu de 19 de julho a 1º de agosto de 2023.
O tema “Reivindicar a Família Africana: confrontar o passado para enfrentar os desafios do século XXI” inspirou reflexões sobre a resiliência dos ancestrais e a reunificação da Família Africana Global.
O encontro, que aconteceu em Coast e Elmina, (Ghana), é um importante passo estratégico para trocas culturais ancestrais com reflexos globais, e marca os 600 anos de pilhagem de recursos naturais e humanos do continente africano, com a presença de representantes da sociedade civil, como o presidente do Ilê Aiyê, Antônio Carlos dos Santos, conhecido como Vovô do Ilê.
O PANAFEST, uma iniciativa proposta pelo pan-africanista Efua Sutherland, desde 1994 tem unido africanos do continente e da diáspora para abordar questões relacionadas à escravidão e sua herança.
A participação da SecultBa e de toda a delegação brasileira fortalece o compromisso em manter viva a história e a cultura da Bahia, que tem fortes raízes na África.
Para saber mais sobre o evento, acesse http://www.cultura.ba.gov.br/
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar