JMPLA – A juventude de Movimento Popular de libertação de Angola.
A Juventude do Movimento Popular de Libertação de Angola é a ala jovem do principal partido angolano, o Movimento Popular de Libertação de Angola. Neste mês de setembro foi realizada na cidade de São Paulo no ultimo final de semana, dia 07, data comemorativa da Independência do Brasil, a escolha do Secretariado Nacional do JMPLA para o Brasil. O evento teve a presença do Membro do Comitê Central do MPLA e Secretario do Departamento de Educação e Ensino do comitê nacional da JMPLA, Jandir Patrocínio, juntamente com o Secretario interino da JMPLA no Brasil, Geovane Tavares.
A eleição de membros para o novo mandato ocorreu no auditório de um hotel no centro da capital paulista, onde se nomeou o novo1° Secretario, Hernany de Sousa, jovem de 29 anos, solteiro, residente em Brasília.
O jornalista, William Lemos, esteve no local e entrevistou o novo 1° Secretario da representação da JMPLA no Brasil, o jovem, Henany de Sousa, e o Secretario do Departamento de Educação e Ensino do Comitê Nacional da JMPLA que veio de Angola, o senhor, Jandir Patrocínio.
Bate papo com o senhor, Jandir Patrocínio.
WL: Senhor, Jandir Patrocínio, você pode nos explicar qual é o fundamento da JMPLA?
Jandir Patrocínio: JMPLA é a juventude pelo MPLA, significa que é a Juventude pelo Movimento Partido de Libertação de Angola, logo é a juventude que realiza os movimentos políticos traçados pelo MPLA. Foi fundado em 1956 e desde lá tende a realizar muitas e enormes atividades desde a luta de libertação em Angola, o processo da independência, sempre esteve ligado ao partido propriamente dito na realização das ações de materialização dos grandes projetos do partido. O principal está voltado para a juventude, bem como ser parceiro e interlocutor entre os jovens e o próprio partido, ajudar na execução, na interpretação, na discussão e em várias ações inteligentes, ajuda na resolução de alguns problemas que aflige a sociedade. Existem vários problemas que aflige a sociedade na diáspora, a maior parte da população que reside na diáspora é juvenil, então são jovens que saem de Angola para estudar no exterior, e claro que nesses países acabam desenvolvendo várias atividades sociais e agrupadas. Um grupo dinamizador e muitas associações de estudantes, assim a representação do partido que governa e vai junto desses jovens para discutir os principais problemas, entender melhor o que estes jovens precisam e trazer os memorandos, trazer junto ao partido as propostas de resolução. Como jovens nós temos um grande papel na sociedade, ajudar o partido que governa na resolução de problemas, e tirar esses jovens do rumo das drogas, da prostituição, fazer campanhas de promoção de limpeza, plantio de árvores, ajudar na obtenção de bolsas de estudos, ajuda no vestibular, palestras, congressos, seminários, formas de promover o autodesenvolvimento. O JMPLA costuma ser o mediador nessas relações.
WL: Como vocês podem garantir que essas informações vão chegar aos jovens angolanos? E pergunto isso porque de acordo com informações, esses jovens muitas vezes não têm acesso a esse conhecimento.
Jandir Patrocínio: Em termos de divulgação, a JMPLA está instalada em muitos países da diáspora, na Europa, nas Américas e em África, como um braço do partido. O partido tem um departamento de informação e propaganda, da mesma forma a JMPLA, que tem como objetivo divulgar todas as ações que o partido e a JMPLA desenvolvem. A nível local este departamento tem como objetivo criar condições para que todas as atividades desenvolvidas sejam divulgadas nas redes sociais e também os próprios militantes da JMPLA façam seu papel na divulgação. Quanto a esses outros problemas, são frutos de vários fatores que o partido vem enfrentando desde o começo de seu tempo de governança, a JMPLA vai criando vários programas de ação para ajudar os jovens a refletir e perceber o motivo e desenvolver soluções.
WL: A JMPLA aqui no Brasil está nomeando uma nova diretoria, um novo secretário e com isso irá trazer benefícios aos jovens que aqui residem. Nesse sentido, a JMPLA vai ser um órgão em que os jovens que tem problemas de vivência no Brasil podem contar e se dirigir para resolver esses problemas?
Jandir Patrocínio: Primeiro, deve-se de fato trabalhar muito mais para a divulgação da própria JMPLA. Fruto daquilo que são os grandes problemas e o agravamento nessa área, a juventude na diáspora vai de alguma forma, tendo tendência de descredibilizar nossas ações, por pensar que a JMPLA não consegue resolver os problemas, mas ainda assim a JMPLA vem crescendo novamente. Agora está novamente viva e rejuvenescida, com novos Coordenadores e Secretário, vamos devolver o real papel da JMPLA que é congregar a juventude da comunidade angolana no Brasil e nesse momento estamos em 50% dos Estados do Brasil, congregando para discutir e tentar resoluções para os problemas que se aprendam a nós.
Bate papo com o novo 1° Secretario, Hernany de Sousa;
WL – O que esperar do novo 1° Secretario da JMPLA no Brasil?
Hernany de Sousa – Primeiramente queria agradecer o espaço aqui ao Portal Afro e a você, William Lemos pelo acompanhamento da escolha dessa nova gestão da JMPLA no Brasil. Bom! Os militantes, amigos, simpatizantes e governantes da MPLA, podem esperar união e progresso para o desenvolvimento da JMPLA no Brasil. A JMPLA no Brasil honrará o nome do partido e exaltará a imagem do nosso Chefe de Estado, o camarada, João Lourenço.
WL – Os jovens angolanos que residem no Brasil podem esperar o que dessa nova gestão?
Hernany de Sousa – Iremos focar no trabalho, mobilização da juventude, pretendemos ter pilares nas diferentes cidades brasileira onde não estivemos. A minha ideia é realizar seminários, palestras e criar ações que possam beneficiar a juventude em um todo. Iremos cuidar dos militantes e dos que não são da mesma forma. Quero resgatar a confiança da juventude na JMPLA.
WL – Como será feito a comunicação e resolução de demandas dos jovens angolanos que vivem no Brasil?
Hernany de Sousa – Hoje posso dizer que temos muito a fazer sobre a divulgação e a execução de atividades, porém, iremos fortalecer as nossas redes de contatos e trabalhar na divulgação. A ideia é trazer a juventude com suas idéias atualizadas para fortalecer e criar suporte para a boa vivencia dos jovens angolanos que residem no Brasil.
CONTATOS
FACEBOOK – JMPLA – Comité Nacional
INSTAGRAM – @comitedajmplabrasil_oficial
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar