África está presente no Brazil nos rincões de Cafundós espalhados pelo pais
Mais de 5 mil quilombos se espalharam pelo Brasil provenientes da resistência dos 4 milhões de africanos trazidos para o Brazil. Quem iria imaginar um futuro onde a cultura vinda junto com este povo estaria na vida dos brasileiros e do mundo, através do legado cultural presente nos dias de hoje?
Por isso, “a importância da Festa da Santa Cruz São Benedito e Nossa Senhora Aparecida no Quilombo do Cafundó, uma tradição de mais de 150 anos, que simboliza a manutenção da cultura local e a possibilidade de sustentabilidade para uma comunidade que luta contra invasores.
A programação segue o dia todo com diversas apresentações culturais como roda de capoeira, roda de jango e de samba entre outras apresentações. Além das barracas com comidas típicas, neste dia será servido a tradicional Feijoada Santa Cruz, também na opção vegana***.”
O Quilombo Cafundó tem a sua subsistência na economia criativa, com estamparia botânica em tecidos, vivências na comunidade com a possibilidade de hospedar grupos de visitantes, culinária simples, deliciosa e caipira, desenvolvida por eles, servida em seu restaurante, além de algumas bebidas locais e benzimentos.
A agricultura orgânica é uma das principais atividades de sustentabilidade, produzindo legumes e frutas.
Venham participar da Festa Tradicional e também visitem em outras oportunidades para uma vivência aconchegante em um lugar encantador com uma história comovente de superação e motivadora para sermos aliados de um processo de colaboração participativa nas suas principais atividades de sustentabilidade.
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar