Wole Soyinka, dramaturgo, poeta e ativista político nigeriano, nasceu em 1934 e é considerado um dos maiores nomes da literatura e da dramaturgia africanas. Wole foi o primeiro escritor da África a receber o Prêmio Nobel de Literatura, em 1986.
Algumas de suas peças mais conhecidas incluem “A Rainha Jogou o Xadrez” e “Os Bruxos Já Não Têm Saída”, ambas premiadas com o Prêmio Obie de Teatro. Além de seu trabalho como dramaturgo, Soyinka também é conhecido por sua poesia, que reflete a mesmo preocupação social e política de sua obra teatral.
Além de romances, peças teatrais e poemas, Soyinka se notabilizou por sua feroz crítica social contra o regime militar de seu país e a defesa da democracia. Muitos de seus trabalhos abordam temas como a identidade cultural africana, o colonialismo e o nacionalismo. Sua obra mais famosa é a peça “The Lion and the Jewel”, de 1959, que retrata conflitos entre tradição e modernismo.A peça conta a história de dois jovens de diferentes classes sociais que se apaixonam, mas enfrentam a oposição das famílias e da comunidade.
Em 1967, durante a Guerra Civil da Nigéria, Soyinka foi preso injustamente pelo governo militar e se exilou por muitos anos. Sua prisão gerou protestos de intelectuais ao redor do mundo.
Em 1986, o Nobel de Literatura foi atribuído a Soyinka , coroando a vasta obra desse polêmico autor, que até hoje se posiciona contra opressões em sua região, pelo seu “espírito comprometedor e seu talento dramático e poético”, que continua a inspirar e desafiar o mundo contemporâneo.
Fontes: Nobelprize.org. Nobel Media AB 2021 ; Poetry Foundation
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar