CRÍTICA TEATRAL Teatro Infantil
ESPETÁCULO: “O PEQUENO PRÍNCIPE PRETO”
“O PEQUENO PRÍNCIPE PRETO” é uma Ode ao simples (ou complexo) fato de ser negro (a).
Como uma Ode, nós temos uma montagem que enaltece a cultura Negra, acompanhada de números musicais que reforçam as aventuras e emoções do personagem principal; tudo embalado num formato pra lá de poético.
Essa livre e contemporânea interpretação sobre o original “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry levanta os mesmos questionamentos: amor, solidão, amizade e perda, acrescentando novos dilemas, como: preconceito, liberdade e identidade.
É de qualidade inquestionável a dramaturgia, que cria um paralelo importante relacionando o texto de Exupéry à cultura negra.
As questões tratadas pelo Pequeno Príncipe Preto diretamente à plateia, são problemáticas existentes na cabeça de qualquer criança negra (e até mesmo dos adultos negros). Muitas vezes, nós expectadores, nos sentimos como o personagem diante da viagem que ele faz à um mundo “perdido”.
Às crianças em especial, são feitas colocações inteligentes que indiretamente abordam de forma sútil o bullying tão presente em suas vidas infantis que no futuro de adultos terão o nome de preconceito.
A trilha sonora ao vivo é importante para auxiliar e acentuar o transporte do emocional do público presente à participação na viagem que o Príncipe percorre. E é feita pelo trio de músicos em cena, de forma bela.
Sem preciosismos de interpretação os acontecimentos passam diante do público e a viagem do personagem se torna a de todos com suas dúvidas e esclarecimentos.
Uma das forças desta montagem é a forte representatividade racial (tão ausente no mundo das crianças negras) e a oportunidade de falar às crianças sobre assuntos que deveriam ser abordados por nossa sociedade, que os ignora. E isso não é um grande, senão o maior mérito dessa montagem.
A encenação preza sobretudo pela linguagem da “simplicidade”. Simplicidade de cenários, iluminação e também na atuação solo. Porém uma simplicidade bem construída sem os vícios de hiper infantilizar o teatro para crianças e sim com intuito de transmitir mensagens fortes, que é o que nesse caso realmente importa. A diversão aliada ao didatismo é garantia certa de fazer a plateia pensar.
Assistir a peça em família é uma ótima opção para pais que queiram presentear seus filhos.
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐ ótimo
- O espetáculo está em turnê no mês de novembro:
SESCs SP: Ribeirão Preto, Campinas, Jundiaí
SESCs Rio de Janeiro: Niterói, Madureira
Recife: Academia Pernambucana de Letras
Apresentação especial gratuita dia 20 de Novembro no Teatro Municipal de São Paulo
FICHA TÉCNICA
Texto e Direção: Rodrigo França
Atuação: Junior Dantas
Diretora Assistente: Mery Delmond
Direção Musical, Músicas e Arranjos: João Vinícius Barbosa
Interface Crítica: Sol Miranda
Iluminação: Ana Luzia Molinari de Simoni e João Gioia
Cenografia: Mina Quental
Figurino: Lucas Pocian
Preparação Vocal: Adrén Alvez
Direção de Movimento: Kennedy Lima
Programação Visual e Animações: Juliana Barbosa
Fotografia, Edição e Gestão de Mídias Sociais: Rodrigo Menezes
Documentação: Bia Medeiros
Músicos: João Vinícius Barbosa
Assessoria de Imprensa: Duetto Comunicação
Produção: Pé de Vento Produções
Direção de Produção: Douglas Resende
Produção Executiva: Carolina Caju
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