Nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, o Secretário Executivo e CEO do Instituto Nacional de Orientação Cultural (NICO) da Nigéria, Otunba Biodun Ajiboye, participou de uma programação especial no Rio de Janeiro, que celebrou a força da cultura negra e os laços históricos entre Brasil e Nigéria. Ele foi acompanhado por Carolina Morais e Ajoyemi Osunleye, fundadores da The African Pride (TAP), que apoiaram sua agenda no país.
Pela manhã, Ajiboye marcou presença no evento no Busto de Zumbi dos Palmares/Ori Olokun, no centro do Rio, onde posou para fotos ao lado da ministra Anielle Franco e a deputada federal Benedita da Silva. Em sua fala o secretário reforçou a importância de Brasil e Nigéria caminharem juntos, especialmente no campo da cultura. A cerimônia destacou a importância de Zumbi dos Palmares como símbolo da luta pela liberdade e da resistência negra. Este ano, pela primeira vez desde sua instituição em 2011, o feriado foi celebrado em todo o território nacional.
O monumento que representa Zumbi no Rio de Janeiro é uma réplica aumenta da estátua iorubá conhecida como Ori Olokun, forjada em bronze por volta do século XV na cidade de Ifé. Acompanhar esta cerimônia do dia 20, aos pés de Ori Olokun, foi profundamente significativo para a autoridade nigeriana compreender as relações Brasil-Nigéria.
À tarde, o secretário participou de atividades no Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), na Gamboa, Zona Portuária, sendo recepcionado pela diretora Sinara Rúbia. Entre os destaques, Ajiboye prestigiou a exposição “1897 – Reino do Benin”, do artista nigeriano Osa Seven, que celebra a história e o legado artístico do Reino do Benin. O secretário também participou de uma roda de samba tradicional, que homenageou grandes mestres do gênero e exaltou a riqueza cultural negra.
A programação no MUHCAB incluiu ainda a Feijoada da Dida, uma experiência que une gastronomia, música e celebração da tradição afro-brasileira.
TV Kongo News
https://vm.tiktok.com/ZMh7rDhhx/
Dia da Consciência Negra: tradição, cultura e resistência no Monumento Zumbi dos Palmares -RJ.
15° Edição como Feriado Nacional.
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar