Encontro pretende celebrar e reconhecer às lideranças do Candomblé
No dia 26 de março, terça-feira, às 19h, acontece uma Homenagem em comemoração ao Dia Nacional das Tradições e Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. Intitulada “Quem é do Axé diz que é”, o evento irá celebrar e reconhecer as lideranças do Candomblé que fizeram a diferença na sociedade, que desenvolvem trabalhos sociais junto às suas comunidades e na valorização da cultura e no combate à intolerância religiosa.
A data é nacionalmente celebrada em 21 de março, regulamentada pela Lei Federal n° 14.519 de 05 de janeiro de 2023, inicialmente a proposta era que fosse comemorado no dia 30 de setembro, mas a nova data proposta pelo Senado, coincide com o marco escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para, anualmente, instalar uma rede intercontinental de conscientização pelo Dia Internacional contra a Discriminação Racial, em 1966.
A ocasião é em memória às 69 pessoas negras mortas no Massacre de Sharpeville, África do Sul, onde protestavam pacificamente contra o regime de segregação que imperava no país em 1960.
A matriz africana contempla várias religiões como a Umbanda e o Candomblé, são adaptações e reinvenções das diversas formas de crer dos povos africanos que vieram trazidos para serem escravizados em meados do século XVI.
O candomblé tem origem africana e no Brasil, começou na região do Nordeste, nos estados da Bahia e Pernambuco, a religião se espalhou por todo o país e atualmente possui cerca de 3 milhões de praticantes. A crença foi proibida e discriminada por séculos, com seus praticantes sofrendo perseguições e até mesmo prisões.
Serviço
Data: 26/03/2024
Horário: 19h
Local: Teatro Grande Otelo
Endereço: Rua Dimitri Sensaud de Lavound, 100 – Vila Campesia – Osasco
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar