Crédito: Metrópoles
Data presta homenagem a Dona Ivone Lara, sendo comemorada no dia do seu aniversário
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sancionou a Lei que cria o Dia Nacional da Mulher Sambista, a ser comemorado no dia 13 de abril. A data marca o nascimento da cantora e compositora brasileira Yvonne Lara da Costa (1922-2018), mais conhecida como Dona Ivone Lara, ela também é conhecida como rainha do samba e grande dama do samba. A Lei 14.834, foi publicada na sexta-feira (5) no Diário Oficial da União (DOU), não teve vetos e já está em vigor.
Norma faz parte do projeto de lei (PL) 3.057/2021, da Câmara dos Deputados. Para o relator da proposta na Comissão de Educação e Cultura (CE), o senador Cid Gomes (PSB-CE), além de homenagear Dona Ivone Lara, o objetivo é dar visibilidade às sambistas e reconhecer a importância das mulheres nesse gênero musical.
Lara marcou a história do samba de várias maneiras, ela foi a primeira mulher a participar da ala de compositores da Império Serrano, onde assinou a composição do samba-enredo “Os Cinco Bailes da História do Rio”, de 1965.
Com mais de dez álbuns produzidos, vale lembrar que uma das suas músicas mais famosas, Sonho Meu, já foi reproduzida mais de 56,54 milhões de vezes no Spotify, uma das principais plataformas de streaming de música do mundo.
A canção foi regravada por vários artistas, entre eles estão: Zeca Pagodinho, Maria Bethânia, Caetano Veloso e Diogo Nogueira.
Sobre Dona Ivone
Yvone Lara da Costa nasceu em 13 de abril de 1922, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. Formada em Enfermagem e Serviço Social, consagrou-se como cantora e compositora, desempenhando importante papel como enfermeira na reforma psiquiátrica no Brasil, ao lado da médica Nise da Silveira, dedicando-se a essa atividade durante mais de trinta anos.
Ela se aposentou da profissão aos 77 anos, passando a se dedicar somente à vida artística, foi a primeira mulher a escrever um samba-enredo no Carnaval carioca, em 1965, sua carreira contou com mais de dez álbuns produzidos. Ela faleceu no dia 16 de abril de 2018, aos 97 anos, por insuficiência cardiorrespiratória.
Sobre a Lei, conforme o parecer:
Art. 1º Fica instituído o Dia Nacional da Mulher Sambista, a ser celebrado anualmente, em todo o território nacional, no dia 13 de abril, natal da cantora, compositora e instrumentista Yvonne Lara da Costa, a rainha e primeira-dama do samba Dona Ivone Lara.
Art. 2º Está Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar