Um espaço para discutir desafios e celebrar conquistas das mulheres negras no mercado de trabalho.
A Fundação Instituto de Negócios e Afroempreendedorismo (FUNAFRO) realiza o IV Encontro Nacional de Mulheres Negras Empreendedoras e Empresárias, nos dias 22 e 23 de outubro de 2024. O evento, híbrido e gratuito, aconteceu presencialmente na sede do Ilê Aiyê, em Curuzu, Salvador, e também foi transmitido ao vivo pelo canal oficial da FUNAFRO no YouTube.
Nesta quarta edição, a Fundação, em colaboração com parceiros como Ilê Aiyê, Lei das Marias, Brazil Foundation, Secretaria de Promoção e Igualdade Racial do Estado da Bahia (SEPROMI) e APEX Brasil, reuniu mulheres negras empreendedoras e empresárias de todo o país para compartilhar experiências e discussões relevantes sobre o mercado de trabalho. O tema deste ano, “A Mulher Negra no Mercado de Trabalho e o Sistema Estruturado ao Qual Está Exposta”, abordou desafios e oportunidades enfrentados por elas na base da pirâmide social, propondo reflexões sobre como combater o patriarcado e o racismo através dos negócios.
Durante o encontro, tiveram quatro painéis que discutiram tópicos sobre empreendedorismo, marketing, saúde e direito, promovendo a troca de conhecimentos, networking e reconhecimento de histórias de sucesso. Foram disponibilizados espaços para até 20 expositoras, enriquecendo a diversidade de vozes e experiências no evento. A condução do cerimonial ficou a cargo da jornalista e cerimonialista Naiara Oliveira.
Com aproximadamente 80% da população se identificando como negra ou parda, conforme dados do IBGE, Salvador é um local emblemático para a realização deste encontro, sendo reconhecida como a cidade mais negra fora da África. A cidade celebra suas raízes africanas e seu rico patrimônio cultural, tornando-se um cenário ideal para promover a representatividade e a união entre mulheres negras no campo empresarial.
A quarta edição do Encontro Nacional de Mulheres Negras, Empreendedoras e Empresárias visa reafirmar a importância do afro empreendedorismo feminino, contribuindo para a geração de renda e oportunidades, além de incentivar a colaboração entre as participantes.
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar