Para homenagear e perpetuar o legado de Marielle Franco obra reúne em revista literária digital, narrativas que a celebram em prosa e poesia
Rosas para Marielle é o sugestivo título da mais recente antologia organizada pelo escritor Plínio Camillo. Como o nome já diz, os textos em prosa e verso escritos por autores diversos, buscam perpetuar o trabalho desta mulher carioca que foi brutalmente assassinada em 2018, na cidade do Rio de Janeiro.
Naquela época, a então vereadora foi executada e o crime continua sem solução. Na apresentação da antologia, escrita por Anelito de Oliveira, um trecho ressalta:
“Quem matou Marielle Franco, uma mulher preta, bissexual, nascida e crescida na favela da Maré, ativista de direitos humanos, socióloga, vereadora? O Estado brasileiro não tem direito a não responder a essa pergunta, tampouco a fingir que está tentando respondê-la, seus representantes têm obrigação de revelar a verdade sobre esse crime como demonstração de compromisso com a defesa dos direitos humanos, pressuposto básico para se falar rigorosamente em Estado”.
Pois, para cobrar uma resposta que já deveria ter sido dada e também para eternizar o legado de Marielle Franco, autoras pretas e autores negros das mais diversas regiões do Brasil escreveram contos, poesias e outros relatos. Todos inspirados na vida produtiva e intensa de Marielle Franco.
Sobre a antologia “Rosas para Marielle”
Autores participantes: Benedita Lopes, Cristiane Sobral, Débora Medeiros de Andrade, Diogo Nogue, Ifè Rosa OADQ, Júlio Emílio Braz, Negro Du, Neide Lopes, Rogério Adriano Silvestre e Suedi Fernandes. Disponibilizada na plataforma https://www.revistasphera.com/post/rosas-para-marielle
Sobre Plínio Camillo
Natural de Ribeirão Preto, reside em São Paulo desde 1984 e é formado em Linguística (UNICAMP/USP). Autor de vários livros de contos; também é roteirista, produtor de quadrinhos e documentários, entre outras atividades. Apresentador do programa literário NOTA DE ESCURECIMENTO – pelo YouTube. Organizou e escreveu a antologia “PRETOS EM CONTOS – Volume 2” finalista do Prêmio Jabuti 2022.
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar