A paratleta tem como propósito ser a melhor do mundo e símbolo de motivação e resiliência
Raíssa Rocha Machado é a definição de inspiração. Aos 26 anos, a atleta paralímpica de lançamento de dardos já traz em sua bagagem conquistas como ouro nos jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru em 2019, bronze no Mundial de Dubai do mesmo ano e o 6º lugar no ranking das Paraolimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.
Em 2021, ganhou a medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, quebrando o recorde das Américas, com 24m39.
Nascida em Ibipeba, no interior da Bahia, e criada em Uberaba – MG, Raíssa tem má formação congênita dos membros inferiores, o que a impede de andar e demanda uso de cadeira de rodas. Tímida e sem vontade de desenvolver suas habilidades físicas, aos 12 anos foi encorajada a praticar ballet, ginástica e iniciar o treino em diversas modalidades do atletismo, onde descobriu o seu talento para o lançamento de dardos.
“Eu fui teimosa. Não queria seguir no esporte porque não enxergava a importância que ele viria a ter na minha vida e das pessoas que me cercam. Foi a fé e a confiança que os meus treinadores depositaram em mim que me fez descobrir esse universo de possibilidades e decidir me dedicar ao atletismo profissionalmente”, conta Raíssa.
Das diversas competições em que participou, Raíssa destaca os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, como um dos que mais a inspiraram a seguir no esporte e se dedicar cada dia mais ao seu desenvolvimento. “Minha condição física estava excelente, mas eu não estava psicologicamente preparada. A pressão da importância dos jogos e o medo de não apresentar o meu melhor rendimento fizeram com que eu terminasse em 6º lugar no ranking, apesar de estar fisicamente preparada para conquistar o pódium. Essa foi uma lição muito importante que levei para as próximas competições em que participei”, explica.
O sucesso no atletismo fez com que as pessoas passassem a prestar mais atenção em Raíssa, abrindo horizontes para uma nova oportunidade: ser influencer digital. Com 148 mil seguidores no Instagram e mais de 45 mil no TikTok, a paratleta compartilha desde vídeos com desafios lançados nas redes sociais até seu dia a dia de treinos, rotina em casa, dicas de cabelo, maquiagem e autocuidado com o público com uma linguagem espontânea e divertida.
“Quero que as pessoas me vejam como eu sou: mulher, preta, cacheada, atleta, cadeirante, influencer, guerreira. Saber que sou capaz de inspirar as pessoas a lutarem com garra pelos seus objetivos e se amarem como são é uma honra e felicidade para mim”, completa Raíssa.
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar