Texto de Alessandra Silva
A lactose pode ser um mal para você
Naquela manhã nem de longe imaginava que uma informação simples seria capaz de mudar minha vida.
Minha resistência em visitar o médico é uma das minhas principais características, mas diante do quadro que se instalará não me restava alternativa.
Diante do médico e, após revelar o que me incomodava, ele perguntou: Você toma leite?
Disse-lhe que havia parado de tomar leite aos poucos, pois me fazia mal.
Ele me lançou um olhar significativo e disse enfático: “é claro pois negros não devem tomar leite.”.
Confesso que particularmente estranhei a informação e fiz cara de “como assim?”; a resposta veio logo, ele explicou rapidamente, estava utilizando o SUS, e, você sabe que no Sistema Único de Saúde as consultas são relativamente rápidas.
Ele explicou que afrodescendentes devem ficar longe do leite, pois não conseguem digerir o seu açúcar, que é conhecido por lactose, que por ser de difícil digestão, precisa ser quebrada em partículas menores por uma enzima chamada lactose.
Em “Intolerância à Lactose”, o médico gastroenterologista Mauricio Bravim, expõem que para digerir o açúcar do leite, o corpo precisa de 50% de lactase, quando o valor é baixo deste percentual, surge a intolerância a lactose, causada pelo acumulo de leite no intestino, que por sua vez, irrita as paredes intestinais causando gases, diarreia, distensão abdominal e cólicas.
Segundo a Revista de Gastroenterologia Diagnóstica, em 2014, 37 milhões de indivíduos foram diagnosticados como intolerantes a lactose no Brasil.
É relevante saber que algumas etnias são mais acometidas que outras pela hipolactasia (percentual de lactose abaixo de 50%), e, a raça negra, segundo informação do Dr. Bravim é a que mais sofre. Ele revela que 90% dos afrodescendentes não produzem lactose suficiente para a digestão correta da lactose, outras etnias atingidas são os índios e asiáticos.
A desenformação faz muitas pessoas aprenderem que não podem ingerir leite pela dor.
Entretanto, se pudermos difundir as informações, outros serão beneficiados por elas.
Há no mercado versão sem lactose de produtos convencionais, se você realmente gosta de leite, talvez valha a pena investir.
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar