Muitos ainda hoje dizem que pessoas de pele escura não precisam de FPS, graças à melanina extra. Se você não sabe o que é melanina, te digo, é essa pigmentação marrom escura a preta que dá cor para nossa pele, pelos, cabelos e cor dos olhos. Embora seja verdade que a melanina pode bloquear alguns raios UV prejudiciais e reduzir as chances de queimaduras solares, mas, mesmo o tom de pele mais escuro ainda pode ser acometido por câncer de pele! Então, a pele escura precisa de protetor solar? Absolutamente, sim. Continue lendo que eu vou te contar mais para saber protetor solar para pele negra.
Temos muito que falar sobre essa relação entre pele negra x protetor solar.
E como você já deve saber, quando a Mari senta para criar um post, nunca é pouca coisa.
Desejo uma boa leitura e que esse conteúdo te convença de vez que nossa pele preta requer proteção solar.
Aqui você verá:
> Como escolher o protetor solar ideal para pele negra?
> Como evitar o aspecto esbranquiçado que o protetor causa na pele escura?
> Outras maneira de se proteger do sol
> Concluindo…
Pessoas com pele escura precisam de protetor solar?
A resposta curta é sim. Todos os tipos e tons de pele podem se beneficiar da proteção que o protetor solar oferece.
Embora aqueles com um tom de pele mais claro sejam mais propensos a experimentar os sinais de fotoenvelhecimento, como rugas, a pele escura pode também sobre com os danos causados pelo sol. Tons de pele mais claros geralmente ficam mais manchados devido à exposição ao sol, enquanto aqueles com pele escura podem descobrir que aquele acúmulo de bronzeado, com o tempo pode começar aparecer manchas mais escuras, que seriam tons irregulares na pele, já que a pele escura é propensa a manchas escuras ainda, como melasma e hiperpigmentação.
O protetor solar pode ajudar a prevenir manchas escuras que ocorrem na pele escura e ajudar a evitar que as manchas escuras existentes piorem.
Como escolher o protetor solar ideal para pele negra?
Com o tempo, os raios UV quebram o colágeno e a elastina, as proteínas da pele que lhe dão firmeza e elasticidade. A melhor arma antienvelhecimento é protetor solar! Para obter todos os benefícios, você precisa usar um protetor com fator 30, no mínimo. O fator 30 já o ideal, mas se por algum motivo sua pele requer um fator maior, não deixe se usar.
O fator de proteção não indica que quanto maior mais potente ele é. Isso é um engano que faz com que muitas pessoas gastem mais dinheiro comprando um protetor solar mais caro, sem precisar.
O Fator de Proteção Solar (FPS) é um índice que determina o tempo de exposição aos raios solares, com a pele devidamente protegida, sem que ocorra nem dano a sua pele.
Para reduzir o risco de câncer de pele, manchas e fotoenvelhecimento, fazer uso de um protetor solar com proteção com FPS 30 é o que eu sempre indico para minhas clientes, pois já suficiente.
O que deve ser observado é que ele deve ser reaplicado a cada 2 horas.
Como evitar o aspecto esbranquiçado que o protetor causa na pele escura?
Muitos pretos e pretas são resistentes ao uso do protetor solar ou não gostam mesmo por conta daquele aspecto esbranquiçado o acinzentado que fica na pele.
Eu odiava isso!
Existem tantas fórmulas por aí, e nem todas são feitas igualmente. A maioria deles tende a deixar um tom branco irritante na pele escura, tornando-se um processo frustrante de tentativa e erro ao escolher produtos.
Isso se dá por conta do alguns ingredientes em alguns tipos de protetor solar e por causa da consistência pastosa e espessa que alguns tem.
Quer saber como evitar esse efeito horroroso do protetor solar? A chave é usar uma fórmula leve ou transparente.
Ainda bem que já existem no mercado uma diversidade de tipos de protetor solar, no que se refere à consistência do produto.
Eu vou listar aqui os tipos que vão evitar que você elimine de vez esse problema da sua vida.
E se essa era a razão para não usar protetor solar, ela some agora!
Protetor fluido
Esse tipo você pode encontrar na versão líquida ou em gel. Ele possui uma consistência mais leve.
Por isso, é absorvido mais rapidamente.
Não deixa a pele oleosa, geralmente tem toque seco.
Protetor com cor/tonalizante
São os protetores com maior proteção, pois além de proteger dos raios UV, o pigmento (cor) também atua contra a luz visível, potencializando a proteção, já que o pigmento forma um escudo.
É o melhor protetor para evitar o surgimento de manchas (como o Melasma).
Outra vantagem é a uniformização da pele do rosto.
Protetor spray
É mais fácil de espalhar. É indicado fazer o uso deste produto no corpo e em áreas com mais pelos porque espalha melhor.
É indicado para práticas de esportes.
Protetor em pó
O protetor solar em pó permite retocar o filtro no rosto ao longo do dia. Geralmente com cor, ajuda a manter a proteção sem danificar a maquiagem e ainda matifica o rosto.
É ideal para quem usa maquiagem. Eles protegem o rosto, tanto dos raios UVA e UVB, quanto da luz visível.
Agora que você sabe escolher um bom protetor solar para você, não tem desculpa para economizar na proteção solar!
Use protetor solar todos os dias!
Outras maneira de se proteger do sol
Querer evitar manchas escuras e rugas dois grandes motivos para usar protetor solar diariamente, mas caso você seja parte um grupo de pessoas que, sabe dos danos causados pelo sol, quer cuidar da pele, mas não gosta e/ou não quer usar protetor solar por motivos particulares seu.
Ou porque você tem dificuldade para encontrar protetor solar para fazer o uso regular dele, vou te dar umas dicas preciosas que vão te ajudar a manter a sua pele protegidas com formas alternativas de proteção.
Existe algo chamado de medidas de proteção solar. São normas práticas para evitar que os raios nocivos agridam a sua pele, que podem ser um aliado, quando combinados ao uso do protetor solar. Porque sim, usar protetor solar e fazer uso das medidas de proteção é a combinação perfeita para uma pele 100% protegida, mas podem ser meios alternativos de proteção.
E essas são as medidas de proteção solar:
limitar o tempo ao sol, especialmente evitando o sol das 10h às 15h.
usar camisas ou blusas de mangas compridas e calças. Em dias de calor, obviamente peças leves para não sofrer com o calor.
chapéus e óculos de sol.
Concluindo…
A melanina ela é sim um grande protetor que ajuda a no combate contra os raios ultravioleta (UVB) do sol. E a nossa pele preta é rica em melanina, o que normalmente significa que a pele mais escura não queima tão facilmente, mas ainda assim, nós precisamos ter cuidado, pois quando o câncer de pele é detectado em pessoas negras é muito difícil de tratar.
Por isso todo cuidado para proteger a nossa pele é bem vindo e deve ser utilizado.
Cuide-se bem!
Curta o verão!
Se ficou alguma dúvida, deixe-a no comentário.
Um beijo e até o próximo post.
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar