ATEÍSMO, HUMANISMO LAICO, DOGMAS E TEOLOGIAS! ESTADO LAICO – NÃO À REPÚBLICA DO TALIBÃ CRISTÃO DO BRASIL
Cito uma passagem divertida da Gibíblia!
” Se sua mãe te convidar para adorar a outros deuses, apedreja até a morte. Se um país se recusar a adorar seu deus, mata todo mundo: homens, mulheres, crianças, animais e taca fogo na plantação para que nada brote ali novamente.”
Deuteronômio, 13.
Não é fofo?
Por isso que ainda que seja de matrizes africanas adoro os ateus marxistas e humanistas e acho que todo mundo que se diz espiritualista e religioso deveria estudar as visões dos ateus e agnósticos e refletir sobre seus argumentos sobretudo quanto ao que determinados dogmas religiosos podem fazer de dano à Humanidade. Deveria ser obrigado estudar isso em Teologia assim como qualquer formação religiosa que deveriam abrir o diálogo com o ateísmo e os agnósticos e buscarem reformar-se a partir da visão humanista dos ateus e agnósticos que lhes deveria servir de parâmetros para tal reflexão e autocrítica ,o que evitaria que pessoas ficassem reféns do cabresto teológico de dogmas danosos à Humanidade como este.
Por estas e outras que discordo dos livros de literatura de auto ajuda espiritual de autores como Paulo Coelho e outros ainda mais quando aplicam a ambientes corporativos que a Humanidade estaria melhor se todas as pessoas fossem espiritualizadas e acreditassem em Deus e com exemplos próprios por experiência pessoal sentida na pele nos piores momentos de minha vida que todos amigos espiritualistas me viraram as costas com suas justificativas de karma, Vontade de Deus, afastamento de energia e aura negativa, Coisa do Demônio até mesmo e tantos outros ,exceto os de matrizes africanas sobretudo Umbandistas que tem por regra nunca perguntar a religião ou tentar converter ninguém para prestar auxílio e sobretudo os meus amigos ateus e agnósticos marxistas e humanistas que me prestaram todo apoio.
Portanto sei na pele que esta história de que todas as pessoas precisam crer em Deus para serem melhores, mais humanas, menos egoístas e mais solidárias é uma completa farsa. Muitas se tornam piores seguindo até mesmo dogmas como este e seria muito melhor que fossem agnósticas ou ateias marxistas e humanistas. Aliás o Mundo estaria muito melhor a meu ver se tivesse menos religiosos ligados a dogmas como este e mais ateus e agnósticos humanistas e marxistas.
Li há alguns anos uma notícia em um jornal europeu sobre uma pesquisa de uma Universidade sueca que pesquisou o comportamento de pessoas de todas as religiões e crenças do mundo e também dos ateus e agnósticos e chegou a conclusão que as pessoas mais solidárias e humanas entre os pesquisados eram os ateus e agnósticos e as mais cruéis, egoístas e desumanas eram as mais fervorosamente religiosas sobretudo das religiões judaico muçulmano cristãs (o que deve no mínimo trazer à reflexão os religiosos que como Paulo Coelho defendem que a crença em Deus seria a solução para todos os problemas na Terra).
De qualquer forma creio e defendo a Diversidade Humana em todos os sentidos e neste âmbito os ateus e agnósticos e seu pensamento crítico ao dogma religioso têm que ter seu espaço de expressão garantido sem perseguições e estarem presentes na autocrítica dos espaços de ensino de Teologias e Formações Religiosas de todas as vertentes.
Isso deve ocorrer pois, além de tudo, a Humanidade deve a maior parte do seu legado científico em todas as áreas assim como a sua metodologia ao pensamento da laicidade que surgiu a partir de cientistas e filósofos agnósticos e ateus, não fosse isso ainda seria possível que se acreditasse em Terra Plana e tivéssemos comprando Espaços no Paraíso com Cartas de Indulgência ( Bem prova que o pensamento ateu e agnóstico humanista se faz urgentemente necessário ainda nos dias de hoje sobretudo no nosso país que retrocessos colocaram no poder grupos com tais crenças e práticas que faz com que corramos o risco de deixar de vez de ser uma sociedade Laica para consolidar-se de vez em uma sociedade Like a Prayer e um Talibã Cristão sem retorno ).
Contudo Oremos a Oração da Laicidade de Nossa Igreja Secular Mundana do Reino da Humanidade para que ele que é o Caminho, a Verdade e a Vida sobretudo para os oprimidos , o Estado Laico volte a viver entre nós e que elejamos a bancada laica nos congressos e câmaras do país nas próximas eleições….. E espero que assim será pois como digo sempre em nossa Igreja Secular Mundana do Reino da Humanidade , Sangue de Oferenda para Exu e Materialismo Histórico de Marx têm poder….
ELOGIO À LAICIDADE ATRAVÉS DOS TEMPOS
( Oração da Igreja Secular Mundana do Reino da Humanidade ) – Ivan Poli ( Osunfemi Elebuibon – Séc XXI ), resposta o poema Prece de Fernando Pessoa, Livro eu em Pessoa de Ivan Poli.
Senhor,
Hoje não te pedirei pelos santos,
Nem tampouco pelos castos e fiéis,
Nem te agradecerei por todos os milagres que não tenho dúvida que fizestes em minha vida
Nem por toda felicidade que me possibilitou ter no caminho que me conduziu.
Não te pedirei fé, nem inspiração nos que creram em ti.
Te pedirei que abençoe sim, aqueles que duvidaram de ti ,
Quando homens matavam em teu nome,
Quando homens promoviam o caos social em teu nome,
Quando homens exploravam uns aos outros por sua boa fé, em teu nome,
Quando homens deixaram de se ver como filhos de uma mesma Humanidade em teu nome.
Peço que abençoe àqueles que duvidaram de tudo isso
Que através do Progresso Intelectual revolucionaram e combateram dogmas que destruíam esta Humanidade.
Que através de sua crença na Utopia se igualaram todas as crenças na ética dos laicos que foi a guia de sua fé.
Abençoa aquele que duvidou quando em teu nome oprimiam corações e mentes e as enchiam de culpa.
Abençoa aquele que provou a mentira dos vendilhões dos templos através dos tempos.
Abençoa aquele que o fez não por querer atingir um céu e um paraíso, mas porque via somente Humanidade em todos os seres.
A mesma Humanidade de que se é filho dentro do que falava a lei Natural e Primitiva.
Abençoa aquele que não me distingue se sou do povo da Cruz, da Lua Crescente, da Estrela de Davi ou qualquer outro credo.
Abençoa aquele que duvidou de paraísos exclusivos
Abençoai a todos Hereges, Magos, Bruxas e Transgressores que transformaram nossa visão.
Abençoa aquele que denunciou as cartas de indulgência
Por ter já em seu coração toda indulgência e considerar-se irmão de toda Humanidade.
Abençoa os que transgrediram os dogmas e a lei que contrariavam sua própria Humanidade e assim transformaram a sociedade que viveu.
Abençoa os que em nome desta Utopia, duvidaram dos opressores, dos charlatões, que mostraram que o eu humano é maior que qualquer dogma.
Abençoa Senhor a todos estes descrentes que mais que oram para a Humanidade através de sua ética que não permite que o dogma oprima consciências ou as transforme na morada da culpa.
E em nome destes Nobres Seres Humanos,
Faz de mim e de todos nós muito mais que divinos na dimensão das crenças e descrenças que nos dividem,
Fazei de mim e de todos nós a partir de nossos sonhos que nos unem numa mesma condição em nossas crenças e descrenças simplesmente e igualmente Humanos.
SEGUE ABAIXO VÍDEO NO YOUTUBE ONDE RECITO E INTERPRETO O POEMA ACIMA, COMPARTILHEM À VONTADE EM SUAS REDES.
AXÉ ! IVAN POLI (OSUNFEMI ELEBUIBON)
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar