No dia 8 de agosto, um novo capítulo foi escrito em sessão presidida pela Senadora Zenaide Maia (PSD-RN). É mais uma iniciativa, um chamado à reflexão e ação no combate a sub-representação e os inúmeros obstáculos enfrentados pelas mulheres negras no cenário político brasileiro. As participantes refletiram sobre os obstáculos enfrentados em busca de justiça e igualdade.
O guia é direcionado a todas a pré-candidatas e pré-candidatos com o objetivo de combater e superar o subfinanciamento e a sub-representação , aumentar a participação, reduzir as desigualdades e garantir a presença de mulheres e pessoas negras em carreiras eletivas. Atualmente, no cenário político apenas 6% das cadeiras são ocupadas pelas mulheres negras e é necessário mudar essa realidade. A Ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edilene Lôbo, reforçou que o Brasil, em breve, por meio das eleições municipais terá a chance de começar a mudar esse quadro.
Durante a sessão ainda foi assinado um acordo de cooperação técnica entre o Senado e o Ministério da Igualdade Racial com o intuito de democratizar o acesso à informação e fortalecimento de práticas antirracistas na política institucional.
A juíza e secretária-geral do Conselho Nacional de Justiça, Adriana Alves dos Santos Cruz que também participou da sessão afirmou: “Sobrevivemos a maior possibilidade de sermos mortas por atos violentos, ao subemprego, às condições degradantes de vida”. A fala destaca que nem mesmo os maiores obstáculos e adversidades foram capazes de impedir ou calar todas essas mulheres.
O guia é mais um aliado auxiliando no processo emancipatório e de transformação social.
Abraço.
Escrito por:
Deise Veira
@deiseveira
Pedagoga social
Atuando com Assistente social fiscal
em Sorocaba.
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar