O Coronavírus, assim como a disseminação de informações falsas sobre efeitos colaterais da imunização encontram paralelo num dos mais notórios episódios de saúde pública da história do Brasil: A Revolta da Vacina de 1904.
Pois me pego a pensar na música dos Titãs O PULSO…,E o pulso ainda pulsa (pulso)
(Pulso)
Hepatite, escarlatina, estupidez, paralisia
Toxoplasmose, sarampo, esquizofrenia
Úlcera, trombose, coqueluche, hipocondria
Sífilis, ciúmes, asma, cleptomania…Acrescentei o COVID 19,que muitos PULSOS não pulsa mais, no Brasil e no Mundo todo, hoje podemos entender como uma nova revolta da vacina? Pois passamos por ela será!? A pouco tempo !?
A Revolta da Vacina de Novembro de 1904, se distinguiu de protestos…Houve um trágico desencontro de boas intenções, as de Oswaldo Cruz e as da população, e o apelidado de SONECA Presidente Rodrigues Alves (1902-1906) Isso no séc XX ,o JORNAL DA ÉPOCA A TRIBUNA OUVIU DE UM NEGRO ACAPOEIRADO FRASES QUE ATESTAM ESSE SENTIMENTO. CHAMANDO SINTOMATICAMENTE O JORNALISTA DE CIDADÃO, O NEGRO AFIRMOU QUE A SUBLEVAÇÃO SE FIZERA PARA NÃO ANDAREM DIZENDO QUE O POVO É CARNEIRO. O IMPORTANTE ACRESCENTOU ERA MOSTRAR AO GOVERNO QUE ELE NÃO PÕE O PÉ NO PESCOÇO DO POVO.
O pulso ainda pulsa, ou Punho,… Punhado sim pois o povo passa FOME!Não conhecem a deus
Nem partilham o pão ou estende a Mão.
E o corpo ainda é Pouco!
Sobre o autor: Denilson de Paula Costa, é especialista em história cultural, membro da academia militar e coautor do livro “Encontros com a história e a cultura africana e afro-brasileira”.
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar