Com o intuito de celebrar a ÁGUA que é um recurso essencial para a existência e manutenção da vida em nosso planeta e de conscientizar a população sobre os impactos negativos que causamos e/ou podemos causar através do depósito inadequado de resíduos que convidamos a todos para o mutirão em prol da limpeza da Cachoeira do Vilão, no Veneza em Peruíbe/SP no dia 26 de março às 8:00.
A água é um elemento tão essencial que sua presença e necessidade vai além do campo físico, sendo cultuada e utilizada em algumas religiões, como as de matrizes africanas. É nela que, muitas vezes, são feitas oferendas para os orixás, pela conexão que os candomblecistas entendem que a água apresenta, ligando o terreno ao sagrado.
A poluição desse recurso prejudica as populações e a vida marinha, uma vez que as águas das cachoeiras presentes em um rio desaguam em algum momento nos mares. Essa poluição ocorre de várias maneiras, seja pelo turismo, ou até mesmo por aqueles que fazem oferendas para os orixás.
É preciso que entendamos que tudo o que deixamos na natureza e que não pertencia àquele ambiente previamente, é danoso para o ecossistema.
Como neste ano foi sancionada a lei que determina o dia 21 de março como o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé e, aproveitando a sua proximidade com o Dia Mundial da Água, que é dia 22 de março, realizaremos essa ação pela natureza. Participe!
Essa é uma ação conjunta dos conselhos: Conselho da Comunidade Negra de Peruíbe, Conselho de Economia Solidária e Conselho de Segurança Alimentar.
Com organização da Casa Florio, Coletivo Onipapou e Âme.
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar