Entenda o legado do ativista Dexter Scott King
Morre, Dexter Scott King, aos 62 anos, o filho mais novo de Martin Luther King Jr. e Coretta Scott King. O ativista lutava contra um câncer de próstata e faleceu ao lado de sua esposa Leah Weber King, enquanto dormia, em Malibu, na Califórnia, nos Estados Unidos. A morte foi confirmada, em comunicado, pelo King Center e pela família.
Dexter King, era filho de Martin Luther King Jr. (1929-1968) que foi um ativista norte-americano, lutou contra a discriminação racial e tornou-se um dos mais importantes líderes dos movimentos pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1964. Desde jovem, Martin Luther King tomou consciência da situação de segregação social e racial em que viviam os negros de seu país, em especial nos estados do Sul.
O legado de Dexter King:
O terceiro dos quatro filhos dos Kings, Dexter King, nasceu em Atlanta em 30 de janeiro de 1961, recebeu este nome em homenagem à Igreja Batista da Avenida Dexter em Montgomery, Alabama, onde o seu pai serviu pela primeira vez como pastor. Dexter tinha apenas 7 anos quando o seu pai foi assassinado em 1968.
Apesar de ter sofrido um choque com a morte de Martin Luther King seguiu em frente, formou-se pelo Morehouse College, e se dedicou ao ativismo, seguindo os passos de seu pai, lutando pelos direitos civis. Trabalhou como presidente do The King Center, visando proteger o legado da família. Foi também presidente do King Estate.
“Foi o membro da família encarregado de dar continuidade ao precedente que o seu pai criou ao proteger legalmente o seu trabalho”, afirmou o The King Center, em comunicado “Dedicou a sua vida à perpetuação do legado do seu pai e à proteção da propriedade intelectual que este deixou”, acrescenta.
Escreveu o livro de memórias “Growing Up King: An Intimate Memoir” e, em 2002, interpretou o próprio pai no filme ‘The Rosa Parks Story’. Além de dar continuidade à luta pelos direitos civis do pai, Dexter King era também defensor dos direitos dos animais.
Sua morte causou grande comoção entre sua família, seu irmão mais velho Martin Luther King III, também se manifestou sobre a morte. “É com profunda tristeza que partilho a notícia do falecimento do meu irmão Dexter Scott King. O choque súbito é devastador. É difícil ter as palavras certas num momento como este. Por favor, mantenham toda a família King nas vossas orações e, em particular, a mulher de Dexter, Leah Weber”, declarou.
A morte de Dexter King também repercutiu fora da família. O líder dos direitos civis Rev Al Sharpton enviou suas condolências à família “que ele descanse e que o seu legado viva”.
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar