Serão 21 dias de atividades envolvendo PCTs da região de Mongaguá a Miracatu
A jornada de Povos e Comunidades Tradicionais, será realizada entre 02 a 22 de março de 2024, e será destinada ao reconhecimento de PCTs e cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas). Com foco nos itens 6 (Água Limpa e Saneamento), 16 (Paz, Justiça e Instituições Fortes) e 17 (Parcerias em Prol das Metas), segundo a Lei 6040/2007 e a Convenção n° 169 da OIT.
O Desenvolvimento Sustentável, consiste em 17 objetivos que abordam os principais desafios de progresso enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo. Foram criados visando acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que toda a população, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e prosperidade.
Os Povos e Comunidades Tradicionais são grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem assim, possuem formas próprias de organização social, ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica.
A jornada ocorrerá em 21 dias de atividades múltiplas, envolvendo todos os PCTs na região, de Mongaguá a Miracatu, as “sete cidades”, sendo que todas as ações serão registradas em vídeos e fotografias. A programação com as atividades e horários serão enviadas por e-mail e divulgadas nas redes sociais.
Por:
Conselho Municipal dos Povos e Comunidades Tradicionais de Peruíbe (CMPCTP), conforme Lei Municipal N.º 3524/2023, composto por Cristina Costa, Daniel Abrahão, Antonio Gecyaldes, Eliana Diniz, Mestre Moxé, Luã Apika e Cacique Guaraci
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar