O dendê é um fruto muito utilizado na culinária brasileira e, especialmente, na culinária baiana. Retirado da palmeira do dendezeiro, produz um azeite rico em nutrientes.
Para além da culinária, ele também é utilizado em rituais e celebrações de alguns rituais das religiões de matriz africana.
O dendê possui uma ‘força’ cultural e ancestral. Tudo isso levou à criação do Festival do Dendê da Agrovila Pinhão Manso, em Camaçari (BA), cuja intenção é reunir chefes de cozinha locais, regionais e nacionais para dividir experiências e possibilidades que tenham o dendê (e também o aipim e o urucum) como referências.
Durante sete domingos haverá oficinas culinárias, do tipo ‘cozinha show’, na qual duplas de chefes vão compartilhar conhecimentos em torno de novos produtos e/ou receitas que serão experimentados e comercializados no espaço da Agrovila Pinhão Manso, situado em Camaçari, na região metropolitana de Salvador.
Ressalte-se que o festival é aberto ao público através da venda de ingressos que podem ser adquiridos na plataforma https://festivaldodende.com.br/ingressos/. O acesso ao local é limitado pelo número de vagas disponíveis. O evento também conta com atrações como imersão nos cinco biomas da Bahia, e shows com os grupos musicais Afoxé Padê da Casa do Mensageiro, Nadja Meireles e Nivia Mafuany.
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar