Evento é espaço para inclusão e transformação social
A sétima edição do Festival Favela Sounds, considerado o maior evento de cultura periférica do Brasil, anuncia a realização de oficinas online e gratuitas ao longo do mês de agosto. Com o tema “As Muitas Formas de Narrar”, as atividades contarão com a participação do jornalista GG Albuquerque, o roteirista e ator Thiago Almasy e a escritora Juliana Borges.
As inscrições para as oficinas estarão abertas até o dia 1º de agosto, sendo que cada uma comporta no máximo 100 inscritos. O objetivo é promover a inclusão produtiva da juventude das favelas, incentivando encontros entre diferentes gerações e regiões periféricas do país.
O Festival Favela Sounds oferecerá a oficina “Estéticas e Escutas Periféricas” ministrada por GG Albuquerque, com início em 8 de agosto. Durante cinco dias, das 18h às 21h, serão explorados gêneros musicais da cultura periférica, como funk, pagodão, brega funk, tecnomelody e arrocha, como elementos de inspiração artística e promotores de cidadania nas comunidades periféricas. A perspectiva crítica decolonial será adotada, abordando temas como mercado da música digital, modernidade, cosmopolitismo, tecnologia, imaginação e identidade.
Thiago Almasy conduzirá a oficina “Criação de Roteiros para o Audiovisual na Web” entre 14 e 18 de agosto, compartilhando estratégias de desenvolvimento de roteiros para o meio digital. A experiência dele como criador da websérie “Na Rédea Curta” será destacada, discutindo a adaptação da metodologia clássica às novas tecnologias do audiovisual na web.
A partir de 21 de agosto, Juliana Borges conduzirá a oficina “Entre a Literatura e a Luta: Narrativas para os Novos Futuros” das 18h30 às 21h30. A oficina é voltada para jovens interessados na produção literária, buscando estimular o engajamento em pautas fundamentais para a construção de futuros mais justos e igualitários. Os participantes serão incentivados a desenvolver escrita criativa a partir de suas próprias vivências, territórios e realidades cotidianas, utilizando essas experiências como instrumentos narrativos para combater a intolerância e promover debates coletivos.
O Festival Favela Sounds é correalizado pela agência Um Nome, o Instituto Alvorada Brasil e o Instituto SOMA Cidadania Criativa, com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF e do Governo do DF. A TV Globo é a Emissora Oficial, e o Museu Nacional da República apoia o evento.
As inscrições gratuitas para as oficinas online do Favela Sounds estarão disponíveis até o dia 1º de agosto através do site favelasounds.com.br/links. Não há pré-requisitos para participar das atividades.
Marcas interessadas em apoiar a iniciativa devem entrar em contato com a agência Um Nome através do e-mail umnomeproducao@gmail.com.
Para mais informações e atualizações sobre a programação do Favela Sounds 2023, acesse o site oficial do festival em favelasounds.com.br.
Redes sociais: @favelasounds
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar