A Sra Diezani Alison-Madueke, Ministra do petróleo na administração do ex presidente Goodluck Jonathan, foi detida e libertada sob fiança, em Londres pela Agência Nacional do Crime no Reino Unido (NCA).
Um comunicado conciso foi colocado no site da Agência com o seguinte titulo: “Detenções da unidade de combate à corrupção internacional”, com a seguinte informação: “a Agência Nacional do Crime por meio da recém criada Unidade de Combate à Corrupção Internacional prendeu cinco pessoas em Londres, como parte de uma investigação sobre supostos crimes de suborno e lavagem de dinheiro. ”
A NCA conduz a luta pelo respeito e garantia da lei no Reino Unido, e também trabalha para combater o crime organizado, que com alcance nacional e internacional com o mandato e poderes para trabalhar em parceria com outras organizações legais.
Uma fonte de notícias online da Nigéria, o Premium Times, q disse que a ex-ministra foi presa junto com outras quatro pessoas cujas idades variam entre 21 a 60 anos, com acusações de suborno e delitos relacionados à corrupção. O site informou que dois altos funcionários britânicos em Londres, pediram anonimato porque não estavam autorizados a falar sobre o assunto, confirmaram as detenções.
Fontes da Comissão de Crimes Econômicos e Financeiros (EFCC) também confirmou as prisões. Confiança diária aprendeu também que a sua casa em Abuja foi invadida ontem por agentes de segurança.
A Presidência nigeriana confirmou a prisão da ex-ministra do Petróleo, Diezani Alison-Madueke, em Londres, sobre alegações de corrupção e lavagem de dinheiro.
“O governo está ciente da prisão e todo o governo agências de investigação estão a trabalhar muito estreitamente com a aplicação da lei britânica”, o assistente especial do presidente, Garba Shehu, disse ao site da PREMIUM TIMES .
“Autoridades nigerianas, pela primeira vez, estão dizendo que as questões estão sendo tratadas com seriedade e profundo compromisso. Ninguém quer dar a impressão de que este governo é frívolo e não é sério.
“Por esta razão, o governo confirma sua ativa colaboração. No devido tempo, os nigerianos serão informados e atualizados sobre como o caso está se desenvolvendo. ”
Questionado sobre as identidades das outras quatro pessoas presas com o ex-ministro, Sr. Shehu declinou comentários, dizendo: “como eu disse, não podemos fornecer mais detalhes neste momento”.
A confimação presidencial veio dois dias depois que Sra Alison-Madueke foi presa e libertada sob fiança pela Agência Nacional de Crime do Reino Unido com alegações de corrupção e lavagem de dinheiro.
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar