Exalta de Camargo Dias fala sobre sua carreira como executiva de um dos maiores grupos editoriais do Brasil
abril de 2003 Por: (*) Claudia Alexandre
A publicitária e negra mato-grossense-do-sul, Exalta de Camargo Dias, é diretora-comercial do Grupo Lemos (Lemos Editorial, ENE – Empresa Nacional de Eventos e Lemos Publicidade), empresa que detém cerca de 80% do mercado editorial para indústrias farmacêuticas. Sua carga horária muitas vezes chega a 12 horas diárias de trabalho.
Há 7 anos ela é uma das principais executivas da empresa, onde está sob sua responsabilidade uma equipe, que tem como tarefa principal facilitar o dia-a-dia dos gerentes de produtos de seus clientes. São 11 profissionais da área de marketing e vendas, que atuam como gerentes de negócios.
Chegou em São Paulo aos 19 anos. Em 1970 ingressou no Curso de Comunicação Social da Faculdade Casper Líbero, onde fez Publicidade e Propaganda.
Foi a primeira mulher que ocupou o cargo de diretora da Associação Paulista de Propaganda, na gestão de Luiz Celso de Piratininga Figueiredo, onde foi coordenadora para Assuntos Universitários. Na APP, criou o setor de estágios, que encaminhava estudantes para o mercado de trabalho.
Atuou nas principais agências de publicidade de São Paulo (Dupla Ação, Rino Publicidade, Propacta, SGB e Next Propaganda) durante 25 anos, sempre na área de atendimento e se diz “uma verdadeira mulher de negócios”.
Portal Afro – Você é publicitária e já atuou nas principais agências de publicidade de São Paulo. Quando foi que decidiu entrar para o mercado editorial?
Exalta de Carmago Dias – O modelo das agências de publicidade acabaram me cansando. Mesmo assim eu queria atuar dentro do mix de comunicação. Em 1997 fui chamada pelo Paulo Lemos para assumir o lançamento da Revista Cult, uma publicação voltada para a cultura. No mesmo ano, assumi como gerente de negócios o segmento para indústrias farmacêutica.
Portal Afro – Como é atuar neste mercado tão específico?
Exalta de Camargo Dias – A Lemos Editorial é líder no mercado de concepção de projetos editoriais e especiais para atender a demanda da indústria farmacêutica. Somos responsáveis por preparar todo o material de conteúdo científico, para que seja distribuído para a classe médica. São livros, projetos de educação médica continuada, artigos, projetos de agrado e banco de dados de projetos, que estão disponíveis para os nossos clientes.
Portal Afro – Quais as estratégias para manter a liderança neste segmento?
Exalta de Camargo Dias – Nosso formato de atuação é estar próximos do gerente de produto do cliente, que na verdade é o nosso parceiro. Sempre com a preocupação de levar propostas inovadoras, que agregam valor ao produto dele. Temos um departamento científico com 06 profissionais, que trabalham exclusivamente em pesquisa e conteúdo. Eles tem que estar à frente, para que possamos oferecer material de consistência e atualizado, sinalizando as tendências dentro do segmento editorial científico para a indústria farmacêutica.
Portal Afro – E como você viu o desafio de assumir a diretoria-comercial de todo o Grupo Lemos, e ser uma das principais executivas da empresa?
Exalta de Camargo Dias – Eu me considero uma mulher de negócios e desde os 13 anos de idade tenho este perfil para vendas. Eu gosto do que faço e acho que se o mercado não preparar bons profissionais, estarei velhinha, de bengala e vendendo. Sou exigente, mas ser mulher e negra significa ter que provar competência acima de qualquer inteligência comum. O meu dia a dia é uma loucura, mas acho que o tempo é uma questão de escolha. Tenho na minha equipe 11 gerentes de negócios, 02 coordenadores e 01 assistente. Acompanho pelo menos duas reuniões por dia e dificilmente saio da empresa antes das 21 horas.
Portal Afro – É difícil conciliar a vida pessoal e a profissional?
Exalta de Camargo Dias – Eu sou o tipo de pessoa que se envolve totalmente com as coisas. Nestes anos todos, paralelo à minha carreira profissional, já me envolvi com o movimento negro, escola de samba e fui da Executiva do PT (Partido dos Trabalhadores), hoje sou apenas membro. O único sacrificado foi meu marido, o Gatto (Felix Gatto – produtor cultural). Neste nosso casamento de 11 anos, eu sei que sobrou pouco tempo para investir mais na relação. Mas ele é o meu grande companheiro.
Portal Afro – Como você definiria Exalta de Camargo Dias, a mulher de negócios?
Exalta de Camargo Dias – Não é fácil falar de você mesma. Mas sou uma pessoa pronta para romper com o determinismo. Não consigo conviver com a petulância e nem com a arrogância. Aprecio a humildade.
(*)Cláudia Alexandre, jornalista, empresária da Central de Comunicações, parceira do Portal Afro.
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar