Luanda – A responsável nacional para politica do gênero do Ministério da Família, Marinela Gamboa, considerou hoje que o papel da educação na perspectiva de gênero tem como base o processo de socialização determinante na construção social.
A responsável falava na 18ª sessão do Conselho Nacional da Família, que decorre em Luanda, sob o lema “minha família, minha inspiração”.
Realçou que para compreender os processos que participam na construção do gênero é necessário agir de acordo com a natureza biológica e a fisiológica.
Explicou, no entanto, que é sobre esse corpo, definido biologicamente, que são fixados os atributos do gênero; construídos socialmente, variando no tempo.
Informou que na sociedade, família e escola as relações de gênero têm pouca importância na dinâmica social, assim como na introdução de conteúdos nos cursos de formação de docente nas áreas sociais.
Realçou que a educação é para todos, pois é um ponto de entrada para outras oportunidades e conquistas sociais.
Referiu que as influências sociais são elementos importantes a ter-se em conta no processo de socialização do gênero e constituem cada vez mais um dos grandes desafios para as famílias.
No mesmo âmbito, a secretária-geral da CICA, Deolinda Dorca, apelou a criação de espaços de reflexão para que as relações humanas, dialogo, entre estudantes.
O encontro, subdividido em quatro painéis, abordou temas como “a cultura da paz e tolerância começa na família” e “boas práticas, experiencia de trabalho com a rede angolana de pais pro-mudança nas províncias”.
Participam no encontro, entre outros convidados, representantes das 18 províncias do país do Ministério da Família e Promoção da Mulher.
fonte:http://www.portalangop.co.ao/…/Educacao-perspectiva-genero-…
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar