No dia 22 de setembro de 2023, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sancionou a lei que torna o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, feriado estadual. A conquista é um marco importante na luta pela igualdade racial no estado. A medida já vale para este ano.
O deputado Teonílio Barba, autor do projeto de lei, destacou que a data é um momento de luta por igualdade de direitos e representatividade nos espaços de poder. Teonílio ressaltou que a população negra representa 54% da população brasileira, mas ocupa apenas 3% dos cargos de gerência e diretoria.
A coordenadora do projeto SOS Racismo da ALESP, Iara Bento, afirmou que a aprovação do projeto é uma vitória importante para a população negra. Iara pontuou que, embora a data seja um feriado, é importante que as pessoas lembrem da mesma como um dia de reflexão e luta por justiça.
Em seu discurso, Iara deixa uma provocação aos presentes, dizendo que é preciso continuar lutando por mudanças estruturais na sociedade, para que a população negra tenha acesso a mais oportunidades.
“É muito importante reconhecermos que negros e negras são a maioria. Eles construíram tudo o que conhecemos neste estado, do chão que pisamos aos prédios, à cultura, à arte e à política. É um reconhecimento desejado há muito tempo. Até agora, apenas cerca de 100 municípios tinham o feriado da Consciência Negra. Agora, o dia 20 de novembro é feriado em todo o estado. É um dia para valorizarmos nossa cultura, relembrarmos nossa memória e nosso legado, mas se for necessário, também para lutarmos por justiça”, finaliza.
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar