Magistrado aceita o desafio de elevar o nível do curso, reafirmando seu compromisso com a inclusão social
A Semana Acadêmica da Universidade Zumbi dos Palmares chegou ao fim com uma palestra especial sobre o Curso de Direito, ministrada pelo desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Luís Guilherme da Costa Wagner. A Profissional Técnica em Artes Plásticas e Restauro de Artes e aluna do curso de Direito da Zumbi, Lídia Santos, esteve presente no evento e traz as suas impressões com exclusividade para o Portal Afro.
O evento reúne estudantes, professores e profissionais de diversas áreas para debater e refletir sobre temas relevantes para a sociedade. Na última noite do evento, o desembargador do TJSP encerrou o ciclo de palestras falando sobre as mudanças que estão sendo implementadas no curso de Direito da instituição, agora elevado ao nível de Faculdade de Direito, após adequações.
O magistrado destacou a importância das alterações para melhorar a qualidade do ensino e preparar os alunos para o mercado de trabalho, além de ressaltar o papel fundamental da universidade na inclusão social. A Zumbi é pioneira na América Latina em oferecer ensino superior gratuito e de qualidade para pessoas negras e de baixa renda, e o curso de Direito segue essa mesma linha, buscando formar profissionais comprometidos com a justiça e a diversidade social, tanto na esfera local quanto global.
Costa Wagner enfatizou que a responsabilidade de fortalecer a qualidade e a imagem da instituição não recai apenas sobre a equipe, mas também sobre todos os alunos. Ele incentivou os estudantes a serem ativos e dedicados aos estudos, a militarem de forma fundamentada por suas causas e a aproveitarem todas as oportunidades oferecidas pela universidade para construir uma carreira sólida, de forma a contribuir para a evolução e conscientização da sociedade. Ainda, ressaltou a grande responsabilidade que todos têm pela frente, lembrando que todos possuem a capacidade de alcançar as metas propostas: “Estarei na Zumbi para realizar o melhor trabalho possível e é fundamental que todos estejam comprometidos com esse objetivo, senão não haverá progresso.”
Durante sua palestra, o desembargador também compartilhou com o público presente sua trajetória profissional e algumas experiências que tiveram um grande impacto em sua carreira, enfatizando novamente a importância da ética e do compromisso com a justiça, valores fundamentais para quem quer seguir a carreira de Direito, independente da área que desejar atuar. Em um momento de descontração, parafraseou a música “Moleque Atrevido”, do cantor Jorge Aragão “A partir de agora o nosso lema é ‘Respeite quem pode chegar onde a gente chegou”‘..
Para o magistrado, a formação de um profissional de excelência vai além do conhecimento técnico, sendo necessário um comprometimento ético e social com a profissão. Aos alunos, destacou que a prática do Direito exige uma constante atualização teórica e dedicação empírica, além de uma visão crítica e comprometida com a sociedade, que só é possível a partir do momento em que o aluno passa a ser mais ativo na busca pelo conhecimento necessário à defesa daqueles que a ele recorrem.
Encerrando o evento, Costa Wagner foi aplaudido pelos presentes e recebeu várias perguntas dos estudantes, que se mostraram interessados em saber mais sobre as mudanças no curso de Direito da Zumbi e sobre a carreira de magistrado.
Para conhecer a Universidade Zumbi dos Palmares, acesse https://zumbidospalmares.edu.br/
Sobre a autora
Lídia Santos é estudante de Direito na Universidade Zumbi dos Palmares e Profissional Técnica em Artes Plásticas e Restauro de Artes. Ela atuou como gerente em dois grupos especializados em Artes Plásticas, Pintura, Gravura e Desenho, fornecendo atendimento especial a renomados artistas, como Emanoel Araújo, Aldemir Martins, Otávio Araújo, Mário Gruber, Manaus Mabe, Tomie Ohtake, Marcelo Grassmann, Rubens Matuck, Tunes, Fayga Ostrower, Iberê Camargo, Evandro Jardim, Rubem Valentim, João Câmara, Newton Mesquita, Paulinho da Viola, Jô Soares, Ucho Carvalho, Leda Catunda, Terezinha Malaquias e Lidia Lisboa. A proximidade e a convivência com esses artistas proporcionaram a Lídia ricos ensinamentos e aumentaram sua fascinação pelo mundo artístico, que se tornou sua principal fonte de inspiração e realização pessoal. Além das artes plásticas, Lídia também possui experiência em Administração e atualmente está se dedicando ao estudo do Direito,na Universidade Zumbi dos Palmares, uma área que lhe reserva novos desafios e oportunidades de crescimento profissional e pessoal. A artista faz parte do Portal Afro e integra outros projetos, como o grupo teatral Tempestade, do Ilú Obá De Min.
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar