A pandemia causou muitos efeitos no mundo, sociedade e na vida pessoal. A rotina de todas as pessoas mudou isso causou efeitos danosos na nossa pele.
A pandemia causou muitos efeitos no mundo, sociedade e na vida pessoal. A rotina de todas as pessoas mudou, e isso causou efeitos danosos na nossa pele.
A mudança nas condições de pele, somado com o mais tempo em casa, causaram em muitas pessoas o aparecimento de manchas, aumento de crises acnes, surto de rosácea etc. Fazendo com que as pessoas procurassem uma maneira de cuidar da pele. E os primeiros locais a buscar informação é na internet e redes sociais, onde há muita informação válida e confiável, mas também muita desinformação e receitinhas caseiras, e o resultado dessas tentativas de consertar a pele nem sempre causa um efeito desejável.
Os efeitos colaterais em se viver um momento desafiador: estresse, dieta inadequada e falta de sono também podem causar uma série de eventos que levam a essas doenças de pele. Felizmente, ainda há solução, depois de identificar o problema, você pode descobrir como tratar e voltar a ter uma pele linda e saudável.
> Você ficou muito estressada pela mudança de rotina
> Você fez fórmulas de tratamento com alimentos ou seguiu dicas de influencers
> Você ficou acordado até tarde
> Concluindo…
Mas antes de falar da solução, logo abaixo tem uma listinha de “pecadinhos” que a maioria das pessoas estão cometendo nessa pandemia.
Você adquiriu um arsenal de produtos
Se pouco é bom, muito, deve ser ótimo, certo? Errado! Quando se trata de cuidados com a pele, em uma atitude quase desesperada em ver uma melhora na pele, as pessoas passam e esfregam o rosto, aplicando todo tipo de produtos. Um verdadeiro exagero. Produtos e ferramentas abrasivas podem danificar a barreira da pele, a camada mais externa que é composta de células mortas e lipídios, que retêm a umidade e impedem a entrada de substâncias nocivas. Uma barreira comprometida faz exatamente o oposto, deixando a pele seca e irritada. Também pode agravar problemas inflamatórios da pele, como acne, rosácea e eczema, por exemplo.
Você ficou muito estressada pela mudança de rotina
A ansiedade e a tensão prolongadas podem ter um grande impacto na sua pele. Quando você está sob estresse, seu corpo produz mais do hormônio cortisol, o que pode causar uma série de problemas. Ele desencadeia uma inflamação que pode levar a um surto de acne ou eczema. Ele quebra o colágeno, acelerando o envelhecimento da pele. E enfraquece a barreira da pele, o que pode deixá-lo com uma sensibilidade repentina aos produtos que você costumava tolerar.
O aumento no consumo de lanches doces ou salgados pode ter agravado o dano. Alimentos altamente processados e ricos em carboidratos podem elevar os níveis de açúcar no sangue e insulina; esses picos fazem com que suas glândulas de óleo produzam em excesso sebo, o que significa que você pode acabar com mais poros obstruídos e o aparecimento de espinhas.
Você fez fórmulas de tratamento com alimentos ou seguiu dicas de influencers
Na mídia social explodiram várias ideias esquisitas de cuidados com a pele durante a pandemia, como esfregar rodelas de limão no rosto ou fazer uma esfoliação com bicarbonato de sódio ou borra de café – são ideias muito ruins que é prejudicial à pele. Fora isso, também vejo recomendações de produtos feitas por influencers. No entanto, só porque aquela influencer que você segue no Instagram está divulgando seu novo creme ou peeling, não significa que funcionará para a sua pele ou funcionará bem com os produtos que você já está usando. Isso tem causado muitos casos de hiperpigmentação pós-inflamatória (manchas marrons causadas pela inflamação) devido a tratamentos caseiros agressivos.
Veja nesse vídeo: verdades que ninguém que conta sobre o tópico acima
Você ficou acordado até tarde
Quando o sofá se transformou no escritório e sair para o trabalho de manhã cedo tornou-se uma coisa do passado, muitos de nós abandonamos nossa hora de dormir regularmente programada. Mas uma boa noite de sono é essencial para uma boa pele. Durante o sono, as substâncias em nosso corpo que ajudam a curar a pele, como os hormônios do crescimento e a ocitocina, atingem seu nível máximo. O sono encurtado ou interrompido pode levar a olheiras mais pronunciadas, linhas finas e pele mais opaca. Ou seja, você pode acordar sentindo – e parecendo – que envelheceu 10 anos da noite para o dia.
Veja o que acontece quando não se dorme o suficiente
Concluindo…
De todos os meus amigos, familiares ou cliente, não há nenhuma pessoa que não tenha cometido um desses pecadinhos durante essa pandemia. Mas retomar um cuidado para pele, especialmente a pele do rosto o quanto antes fará que sua pele retorne a um aspecto saudável.
Em casos crônicos desses problemas que citei neste post, não hesite em procurar um dermatologista, pois há problemas que será necessário fazer uso de medicamentos para tratar e curar de forma efetiva.
Diz pra mim nos comentários, quais pecadinhos você cometeu ou tem cometido nessa pandemia.
No próximo post falarei o que se pode fazer para reparar os danos causados na pele durante a pandemia.
Nos vemos no próximo post!
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar