SOBRE O CURSO
Este curso emerge da experiência de pesquisadores dos vários grupos de pesquisas sobre direitos humanos, psicologia social e relações Étnico-raciais, bem como das experiências de organizações negras que se empenharam na construção de uma nova Área do conhecimento: a saúde da população negra. Essas Organizações e pesquisadores negros brasileiro buscaram compreender o impacto do racismo na saúde mental da população negra.
Assim este curso interroga e ao mesmo tempo tenta responder o histórico silêncio e ausência do debate da temática Étnico-racial nas ciência e profissões que se debruçam na interversão dos sofrimentos mentais: psicologia, psiquiatria e psicanálise.
Extrapola para as ações interdisciplinares com os mesmos questionamentos. Destaca a reação da sociedade civil, especificamente as estratégias utilizadas pela população negra no acesso de formação desses profissionais.
Essa especialização tem como diferencial possibilidade de inserir os cursistas nas pesquisas em desenvolvimento pelos coordenadores dessa especialização.
OBJETIVOS
- Formar profissionais com consciência Ético política crítica da realidade com competências para atuação no campo da saúde mental sob dimensão da transversalidade da questão étnico-racial.
- Contribuir para a formação de psicólogos e demais profissionais comprometidos com consecução dos direitos humanos das minorias sociais, étnico-raciais e consequentemente com a superação do racismo e sexíssimo;
- Possibilitar o desenvolvimento de competência crítica para análise, planejamento, implementação e avaliação de estratégias de intervenção profissional em saúde mental sob a perspectiva da transversalidade da questão étnico-racial.
PUBLICO ALVO
- Profissionais graduados/as em psicologia e demais profissionais que atuem e/ou pesquisem em áreas correlatas.
METODOLOGIA
- A carga horária total deste curso é de 395 horas/aula e será¡ desenvolvido na Modalidade Semipresencial, isto é, os estudos serão realizados parcialmente a distância, cumprindo-se carga horária de 260 horas. A complementação desta carga horária será realizada em 12 encontros presenciais que ocorrerão aos terceiros sábados de cada mês.
DISCIPLINAS
- Relações étnico-racial e a História da Psicologia
- A política De saúde Mental no Brasil
- Os Estatutos sobre Identidade e relações raciais
- Metodologia de pesquisa
- Organizações Negras e a Política Nacional de Saúde Mental
- Psiquiatria e Relações Étnico-raciais
- Psicologia Clínica e as Relaçõs Étnico-raciais
- Orientação de Monografia de conclusão de Curso
INSCRIÇÕES
O candidato deverá atender aos requisitos mínimos exigidos para o Curso:
- Possuir acesso à internet e estar apto a utilizar os equipamentos de informática demandados para a realização do curso
- Ter disponibilidade para dedicar-se ao curso durante a sua execução, incluindo encontros presenciais previstos no programa. O candidato deverá acessar o formulário de inscrição no link https://goo.gl/ndtRzG e preencher todas as informações, as mesmas serão analisadas por comissão avaliadora.
Após a divulgação dos resultados, o candidato deverá realizar o pagamento da matricula que poderão ser realizada através de depósitos em conta. - A matricula e a mensalidade tem o custo de R$320,00 (12x)
(Os descontos concedidos somente serão contabilizados no valor da mensalidade). - As inscrições se iniciam no dia 01 de julho e vão até o dia 10 de agosto.
DURAÇÃO
- Este curso tem duração mínima de 12 meses e máxima de 14 messes para conclusão do TCC.
PÓS GRADUAÇÃO FACULDADE PAULISTA SÃO JOSÉ
Endereço: Regino Aragão, 201, Ipiranga – São Paulo – SP
Telefone: (11) 2373-1913
E-mail de contato: posgestaosaudemental@gmail.com
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar