Aqui está um guia completo sobre como você pode descobrir o tom e subtom em pele negra – e evitar decepções e frustrações na maquiagem.
Quando você dá um Google e procura por tom e subtom de pele, você encontra inúmeros artigos tratando desse assunto. No entanto se procura por esse assunto para pele negra, aí o conteúdo fica mais escasso. Por isso eu decidi fazer esse post para ser um guia que te ajudará a descobri qual é o seu tom e subtom, pois muito do que se fala não nos ajuda a descobrir, pois nem referencia a pele negra.
Quem nunca vagou para cima e para baixo no corredor de uma loja de cosméticos procurando, pesquisando o produto certo, mas ficou presa se perguntando: “Como faço para acertar no tom da base ideal da base?” Determinar o tom de sua pele pode ser uma tarefa difícil e comprar os tons certos às vezes pode se tornar um drama.
A base, corretivo, bronzeador ou blush incorretos podem transformá-lo em um ser com cara acinzentada se você não tomar cuidado. Sua maquiagem precisa combinar perfeitamente com seu tom natural de pele na linha do queixo para evitar parecer não natural ou ‘endurecido’, e determinar seu tom de pele é fundamental para realizar essa tarefa.
A maneira que vou falar sobre tom de pele neste post será de maneira aprofundada, falarei um pouco da fisiologia, tom e subtom para que consiga realmente descobrir os eu tom de pele após ler este post.
Aqui você verá:
> O que é tom de pele?
> O que são subtons da pele?
> O que é a compleição da pele?
> Como descobrir o subtom da pele?
> Comprando a maquiagem certa
O que é tom de pele?
O “tom” de sua pele é a quantidade geneticamente dotada de melanina em sua epiderme (a camada mais externa da pele). A melanina é um polímero complexo produzido por células chamadas melanócitos, refere-se a um grupo de pigmentos castanhos escuros ou pretos de ocorrência natural, presentes na pele humana (e nos animais também!).
Quando a pele é exposta à luz ultravioleta, a prejudicial do sol, os melanócitos entram em ação excessiva como um mecanismo de defesa natural, produzindo uma quantidade abundante de melanina espalhada pela epiderme para absorver os raios nocivos do sol. Por esse motivo, a determinação do seu tom de pele varia dependendo de quanto tempo você passa em exposição ao sol desprotegida, mas o tom de pele com que você nasceu é baseado em sua composição genética. Nossos ancestrais se adaptaram ao seu ambiente; aqueles em regiões e climas mais ensolarados em África, produziam naturalmente mais melanina para proteção solar e, por isso os tons de pele mais escuros. É difícil agrupar tons de pele em categorias, uma vez que cada um de nós tem tons variados de maneira única, mas, de modo geral, existem três categorias diferentes que você pode usar para determinar seu tom de pele:
Claro: Os tons de pele claros tendem a derivar historicamente de países do norte da Europa, que enfrentavam neve frequente ou cobertura de nuvens e, portanto, não precisavam de muita proteção contra melanina. Pessoas mais pálidas são geralmente muito sensíveis ao sol e queimam muito mais facilmente do que aquelas com pele mais escura. No entanto, existem pessoas negras com pele clara. Se você achar que este é o seu tom de pele, seja extremamente cuidadoso com sua proteção UV e considere uso diário de protetor solar.
Médio: tez média é típica do sul da Europa e descendência do norte da Ásia. Às vezes referido como “oliva”, este tom de pele tem uma aparência bege neutra e bem equilibrada e tornará muito mais fácil encontrar o tom de base certo. Se você determinar que este é o seu tom de pele, provavelmente se bronzeará bem ao sol. No entanto, isso não significa que você está imune ao envelhecimento relacionado ao sol, pessoas negras com ascendência, indígena, oriental ou árabe provavelmente se encarxaiam nesse tom.
Escuro: a tez escura normalmente se origina de partes do mundo que têm maior exposição à radiação ultravioleta, como Oriente Médio, Índia e África. Esse é o tom da grande maioria das pessoas negras. Assim como quem tem pele média, você não está isento dos danos do sol se tiver esse tom de pele e, na verdade, está mais sujeito à hiperpigmentação (manchas de pele), então segure esse protetor solar!
Esses três tons de pele listados acima, são classificados assim em termos gerais, que podem ser divididos em especificações muito menores., determinar o tom de pele e suas pequenas variações depende do seu tom único.
O que são subtons da pele?
Provavelmente você já ouviu os termos “frio”, “quente” e “neutro” que descrevem diferentes subtons de pele. Esses termos referem-se de fato ao “subtom” da pele ou à cor sutil e suave abaixo da superfície da pele. Pense nisso como uma sombra ou uma cor de fundo que está sempre lá; embora o seu tom de pele possa mudar, o subtom permanece o mesmo. Aprender como determinar o tom de pele para encontrar o cosmético certo depende em grande parte de combinar seu subtom único.
Estes são os diferentes subtons:
Frio: rosa com notas azuladas – não se aplica à pele negra;
Quente: tons de amarelo, pêssego e dourado, alaranjado ou avermelhado;
Neutro: oliva ou uma mistura equilibrada dos tons acima.
Não existe pessoa de pele negra com fundo rosado. Aposto que você nunca leu isso em outros artigos ou post que tenha lido sobre tom e sub tom.
No entanto, existem peles mais escuras que contêm um fundo avermelhado ou azulado puxando para o roxo. Que são os retintos, como pessoas de alguns países africanos. Essas tons são mais frios, apesar de serem peles escuras.
A cor da superfície do seu tom de pele, ou a primeira coisa que você vê ao se olhar no espelho, pode parecer avermelhada, mas seu tom pode ser dourado ou amarelo. Portanto, ao determinar o tom de sua pele para base, base líquida, corretivo ou qualquer outro tipo de cosmético, preste igual importância ao seu subtom.
O que é a compleição da pele?
Antes de ensinar como determinar seu subtom de pele para quem ainda não sabe qual, é importante notar que tom de pele e tez não são a mesma coisa; o tom refere-se à cor da sua pele, enquanto a sua tez engloba a sua aparência geral. Pense em bochechas rosadas e vermelhas ou olheiras escuras; “Tez” inclui essas cores além do tom natural da pele. Também se refere à textura, como seca ou oleosa.
Saiba mais sobre como identificar seu tipo de pele aqui.
Escolha produtos adequados à sua tez e também ao tom, ou seja, se você procura reduzir o brilho, então deve buscar produtos matificantes, ou se tem o rosto com tom irregular, então deve procurar corretores de cor.
Como descobrir o subtom da pele?
Antes de subir e descer aquele corredor cosmético para encontrar o produto perfeito, verifique estas várias maneiras de descobrir o seu subtom de pele para nunca mais errar na compra de produtos:
Olhe para seu rosto com luz natural
Diferentes tipos de iluminação afetam a aparência de sua pele (todos nós sabemos que a luz fluorescente não favorece ninguém. Então siga essa dica para começarmos a definir qual é o seu subtom.
Lave bem o rosto para retirar qualquer maquiagem ou sujeira. Espere pelo menos 15 minutos e vá a um lugar que tenha luz natural,
Pegue um espelho e saia para a luz do sol ou uma janela bem iluminada para determinar seu tom mais natural. Observe a linha da mandíbula (geralmente é menos afetada pelas mudanças de cor do que o resto do rosto) para encontrar a cor da superfície; lembre-se, a mandíbula é onde você precisa mesclar, então este é o tom que você precisa para combinar!
O teste de prata / ouro
Se prata complementa sua pele melhor do que ouro, ou seja, se você prefere acessórios prateados em vez de dourados, então, você provavelmente tem subtom frio.
Quem tem subtom de pele quente, o dourado provavelmente fica melhor – uma informação útil quando se trata de comprar joias!
Como sua pele reage à exposição ao sol?
Quando você está ao sol, sua pele se bronzeia facilmente?
Você raramente se queima de sol?
Examinar a forma como sua pele reage aos raios solares pode ajudar a determinar o tom da pele. Aqueles que se bronzeiam facilmente têm um tom de pele médio ou escuro, enquanto aqueles que se queimam facilmente têm um tom de pele muito claro.
Use um pedaço de papel
Pegue um pedaço de papel branco brilhante e segure-o contra seu rosto limpo. Se sua pele parece amarelada contra o papel, você tem um tom quente.
Parece rosa? Frio tonificado. Se você parece mais verde ou cinza, pode ter tons neutros.
Comprando a maquiagem certa
Agora que você sabe como determinar o tom de sua pele, é hora de começar a encontrar os cosméticos certos para embelezar sua pele. Se você puder determinar o tom de pele que combina com a cor correspondente, a aplicação de maquiagem perfeita será muito fácil.
E a base, Mari?
Ao comprar base, principalmente se precisar de base, teste sempre com um pequeno traço de teste (na mandíbula) para determinar se o tom de sua pele combina com o produto. Nunca teste a base na mão ou no pulso. A base é usada no rosto, certo? Então é no rosto que devemos testar!
Lembre-se de que seu tom varia de acordo com a estação e que muitas mulheres escolhem um tom mais claro ou mais escuro do que a cor da superfície com base na preferência. Porém o subtom nunca mudará.
Evite bases com fundo rosado, pois tendem a deixar a nossa pele acinzentada, pois se você fica acinzentada ao usar maquiagem, a sua base não complementa seus tons.
Usando este guia e aprendendo como descobrir o subtom de sua pele, você está no caminho certo para encontrar o cosmético de cor perfeito para sua pele.
Agora você já tem uma ideia melhor do seu tom e subtom de pele? A boa notícia é que maioria das marcas de base incluem uma gama de tonalidades para muitos dos tons de pele e tons de pele. Mas há alguns tons que ainda é um desafio.
Se você já sabe qual é o seu tom e subtom, não guarde esse conhecimento só pra você, compartilhe com aquele amiga que vive num dilema da busca constante do tom ideal da base.
Um beijo e até o próximo post!
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar