Especialista em Direitos Humanos fala sobre a luta antirracista em evento na Universidade Zumbi dos Palmares
A Universidade Zumbi dos Palmares sediou recentemente evento visando promover uma reflexão sobre a situação das pessoas negras na atualidade, identificando possíveis caminhos na luta antirracista e na promoção de ações afirmativas para alcançar a equidade da população negra. Lídia Santos, estudante de Direito na instituição e Profissional Técnica em Artes Plásticas e Restauro de Artes, participou do evento e compartilha com o Portal Afro suas impressões.
O evento contou com a presença de Valéria Martim, gerente de pessoas e D&I da agência África; Adriano Sato, diretor de Criação Associado e Redator na agência África; e Lucineia Rosa dos Santos, advogada militante nas áreas de Direitos Humanos, Direito do Trabalho e Previdência Social e Direito do Consumidor.
Embora todos tenham suas falas de destaque, aqui, trataremos do discurso da dra Lucinéia Rosa dos Santos, com sólida formação em Direitos Humanos e ativista na luta antirracista, que dissertou sobre a importância e impacto da educação e da participação das mulheres negras na luta contra o racismo.
Compartilhando sua experiência pessoal e profissional, a especialista mencionou brevemente o apartheid ocorrido na África do Sul e compartilhou alguns momentos de sua estadia em Joanesburgo (África do Sul), em 1998, quando visitou diversas cidades do continente, durante o segundo mandato do presidente Mandela, onde observou a presença de colegas africanas na cidade de Joanesburgo que queriam aprender sobre a história local e o apartheid, o que a levou a refletir sobre o apartheid social no Brasil, todo o sofrimento, toda a luta, destacando as desigualdades enfrentadas pela população negra brasileira naquele momento.
A advogada destacou a necessidade da participação, educação, conscientização e formação de mais mulheres ativistas, com educação superior, para o fortalecimento da luta antirracista e a segregação social, especialmente enfrentada pelas mulheres negras.
O discurso também provocou uma reflexão profunda entre o público sobre o impacto de cada ação individual em prol do bem comum, enfatizando que cada ato, cada movimento a favor da luta antirracista representa um passo significativo na conquista dos espaços ao qual o povo negro foi privado. Lucinéia ressaltou que a educação, o conhecimento e a união são os pilares fundamentais para se alcançar a verdadeira liberdade, lembrando que cada indivíduo tem a sua devida importância na responsabilidade de construir uma sociedade mais equitativa.
A palestra da Dra. Lucinéia foi aplaudida de pé, inspirando ações concretas ao público presente, que ovacionou sua fala, demonstrando o reconhecimento por seu brilhantismo e à sua atuação na defesa dos direitos humanos, à sua luta pela igualdade e pela justiça social.
Sobre a autora
Lídia Santos é estudante de Direito na Universidade Zumbi dos Palmares e Profissional Técnica em Artes Plásticas e Restauro de Artes. Ela atuou como gerente em dois grupos especializados em Artes Plásticas, Pintura, Gravura e Desenho, fornecendo atendimento especial a renomados artistas, como Emanoel Araújo, Aldemir Martins, Otávio Araújo, Mário Gruber, Manaus Mabe, Tomie Ohtake, Marcelo Grassmann, Rubens Matuck, Tunes, Fayga Ostrower, Iberê Camargo, Evandro Jardim, Rubem Valentim, João Câmara, Newton Mesquita, Paulinho da Viola, Jô Soares, Ucho Carvalho, Leda Catunda, Terezinha Malaquias e Lidia Lisboa. A proximidade e a convivência com esses artistas proporcionaram a Lídia ricos ensinamentos e aumentaram sua fascinação pelo mundo artístico, que se tornou sua principal fonte de inspiração e realização pessoal. Além das artes plásticas, Lídia também possui experiência em Administração e atualmente está se dedicando ao estudo do Direito,na Universidade Zumbi dos Palmares, uma área que lhe reserva novos desafios e oportunidades de crescimento profissional e pessoal. A artista faz parte do Portal Afro e integra outros projetos, como o grupo teatral Tempestade, do Ilú Obá De Min.
Sobre a palestrante
Doutora Lucinéia Rosa dos Santos é Doutora em Direitos Humanos, Mestre em Direito do Trabalho e Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora na PUC/SP nas áreas de Direitos Humanos, Direitos Humanos dos Refugiados e no Direito da Criança e do Adolescente e na disciplina Direito de Igualdade Gênero – Racial. Advogada Militante nas áreas do Direito do Trabalho, Direito Previdenciário e no Terceiro Setor, e Membro do Conselho da Fundação Padre Anchieta – TV. Conecte-se à profissional no Linkedin https://www.linkedin.com/in/lucineia-rosa-dos-santos-baa529134/?originalSubdomain=br
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar