8 Encontro de Povos e Comunidades Tradicionais 2019 – Região de Peruíbe
Na aldeia indígena de Tabaçu Reikó Ypi, com o fogo sagrado, foi recebido o Consul da África do Sul em São Paulo, Sr. Malose William Mogale.
Este encontro pode ter acontecido no século XIV, quando os malinenses, tinham uma rota de navegação que passava pelo Brasil. Mas no ensino oficial estes fatos não são citados pois quem conta a história de nosso pais são os colonizadores. Mas quando, estes povos começarem a contar suas próprias histórias muitas pessoas vão se surpreenderem.
Os encontros tem como objetivo um diálogo com a população e autoridades para desenvolver políticas públicas específicas.
Entre as quatro cidades, regionais, Peruibe, Itanhaem, Itariri e Toledo, dos 11 segmentos PCT’s ( Povos de Comunidades Tradicionais) 9 estavam presentes, entre eles, indígenas, caiçaras, pescadores artesanais, povos de matriz africana, comunidade de matriz africana, benzedeiras, caipiras, raizeiros e juventudes PCT’s
Desde a sua criação em 2011, o conselho de povos e comunidades tradicionais teve resultados mas com muita luta. Por exemplo, em 17 de maio de 2016 foi criado o Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais, após 8 anos da criação da comissão nacional de PCT’s.
O próximo passo deste conselho é a criação de um Fórum Regional que envolva as cidades aqui citadas.
Na continuidade das atividades, da aldeia indigena Tabaçu Reikó Ypi, foi servido no memorial da aldeia, uma comida tradicional da tribo, com explicações simples dos costumes da comunidade pela índia Itamirim, que é universitária e também uma apresentação artística muito bonita com participação maravilhosa das crianças entre os participantes da aldeia estavam também, Cleiton(m
orubixaba), Pajé Pitotó, Anciã Dora.
No final desta vivência indígena, que encantou o Consul Mogale, ele agradeceu a todos e disse, que lembrou dos costumes da sua comunidade daÁfrica do Sul e pretende compartilhar com a aldeia, a cultura e costumes de seu povo em um novo encontro.
Depois a comitiva do consul, foi recebida na comunidade dos pescadores artesanais, Colônia de Pesca Z5 , onde o Sr. Julio Conceição com explicações das rotinas e saborear com muito afinco e concentração peixe frito e pescado na hora e o preparado da dona Eliana Diniz.
Logo em seguida, a comitiva, seguiu para Itariri, onde foi recebido pelo prefeito Dino Américo na Casa de Cultura de Itariri, coordenada pela Sra. Nanci Ezidio. Houve na programação as histórias do Saci, moda de viola caipira.
Para finalizar o evento a Câmara Municipal de Itariri, fez uma bela recepção pelo presidente da Câmara Carlos Rocha Ribeiro, e o vereador Josimar da Silva Teixeira.
Demais colaboradores do evento:
Luciana Melo – Itanhém;
Tata Sorô Yggor Primo – conselheiro
Imaculda Conceição Gomes Favinni- quilombola fez os pãezinhos;
Associação Cultural Afefé Odara Omi Ayè Didà Peruibe – Brigida Souza Ferreira, António Gecyaldes J.Ramos;
Instituto Abanop – Peruibe – Paulo Mendonça, Cileia Oliveira (Leka)
AfroPaz Bertioga – Marinela Ferreira Santana
Flat Hotel Peruíbe – Eduardo Rodenas
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar