Iniciativa destaca a influência negra na identidade brasileira e incentiva ações de fortalecimento cultural.
O Ministério da Cultura (MinC) lançou a Campanha Cultura Negra Vive, que integra a campanha federal Brasil pela Igualdade Racial. Realizada em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR), o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e a Fundação Cultural Palmares, a ação celebra a cultura negra e sua contribuição para a identidade brasileira. Este ano, a iniciativa conecta o Dia Nacional da Cultura, celebrado em 5 de novembro, ao Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de novembro, agora pela primeira vez oficialmente reconhecido como feriado nacional.
O objetivo é fortalecer a participação da população negra na construção cultural do Brasil, homenageando ícones históricos como Zumbi e Dandara dos Palmares, Aqualtune e Acotirene, que representam a luta por igualdade.
Mariana Braga, chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do MinC, destaca que a iniciativa busca “dar visibilidade à forte presença das culturas negras brasileiras nas ações contra o racismo e reforçar o papel central da cultura no diálogo com a sociedade”.
Além disso, a ação alimenta o Mapa do Brasil pela Igualdade Racial por meio de um formulário online, permitindo que cidadãos e instituições registrem eventos e ações culturais em todo o país. Incentiva a mobilização de artistas, movimentos culturais e Pontos de Cultura na luta antirracista.
A Campanha Cultura Negra Vive e suas iniciativas associadas ressalta o compromisso do governo federal em fortalecer a representatividade negra e valorizar o legado cultural que molda a identidade brasileira.
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar