A Caminhada São Paulo Negra resgata as histórias negras do centro da capital paulista, incluindo bairros como Liberdade e Bixiga, que têm narrativas de protagonismo negro apagadas.
O tour do Guia Negro começa na Praça da Liberdade 238 (Igreja Santa Cruz das Almas dos Enforcados) e termina cerca de três horas depois no Largo Paissandu. No percurso de 3,5 quilômetros conhecemos lugares importantes da história dos negros na cidade, como é o caso da Igreja Nossa Senhora Rosário dos Pretos, a estátua da mãe preta, a Igreja Nossa Senhora dos Enforcados, o antigo Pelourinho e do antigo Largo da Forca, no bairro da Liberdade.
A migração africana atual, a música e os movimentos negros modernos também são tema das narrativas. Além disso, personagens negros importantes são ressaltados. É o caso da escritora Carolina Maria de Jesus, do jornalista, advogado e patrono da abolição Luiz Gama, do arquiteto Joaquim Pinto de Oliveira, o Tebas, e de Zumbi, último dos líderes do Quilombo dos Palmares, que morreu em 20 de novembro de 1695, data que se tornou feriado em diversas cidades do país. As histórias são narradas pelos anfitriões de experiência do Guia Negro.
SERVIÇO
Caminhada São Paulo Negra
Data: 29 jul – 2023
Horário: 10:00 às 13:00
Local de Encontro: Praça da Liberdade, 238
(O passeio é mantido mesmo em caso de chuva)
Local da visita: Igreja Santa Cruz das Almas dos Enforcados
Para mais informações sobre o evento, acesse https://www.sympla.com.br/evento/caminhada-sao-paulo-negra-29-07/2021729
(Via Guia Negro)
Sobre Guia Negro
Plataforma que promove experiências de afroturismo, além de inspirar viagens mais diversas. Idealizamos e promovemos roteiros especiais como a Caminhada São Paulo Negra e de outros walking tours baseados na cultura e história negra, como a Caminhada Bixiga Negra e Caminhada Barra Funda Negra, em São Paulo. Na Bahia, desenvolve a Caminhada Salvador Negra, que ocorre no Pelourinho; a Suburbana Tour; Nordeste Tour; Passar uma tarde em Itapuã; Curuzu-Liberdade Tour; Caminhada Boipeba Roots.
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar