Muitas pessoas ainda hoje pensam que no sul do Brasil não tem uma população negra existente lá. Mas tem sim, e com o passar dos anos vem ganhando expressividade em diversos âmbitos.
Para quem ainda não sabe, essa colunista aqui que vos escreve é do sul do Brasil. É fato que quando se refere ao sul do Brasil, a grande maioria das pessoas pensam em pessoas brancas, loiras etc…Por ter uma forte influência europeia devido à colonização, o sul do país carrega esse estigma que não há negros lá. Mas tem, e eu sou prova disso.
Esse post é especial, pois é uma entrevista com um desbravador, que teve uma ideia ousada de criar um concurso de Beleza Negra numa cidade predominantemente alemã, na qual, segundo o IBGE pretos e pardos juntos são somente 9% da população.
Portal Afro: Olá Marcos, muito obrigada por conceder essa entrevista exclusiva para o Portal Afro.
Fale pra gente quem é você?
Marcos: Olá, me chamo Marcos Vinicius da Silva, tenho 25 anos sua natural de Blumenau, idealizador e coordenador do 1o Concurso Beleza Negra de Blumenau.
Portal Afro: Como surgiu a ideia do concurso?
Marcos: Isso surgiu a partir de uma necessidade. Eu mesmo já participei de alguns concursos e desde novo gosto do mundo da moda. E eu sempre observava que raramente haviam candidatas negras, mulatas e homens negros inscritos em concursos de Miss Mister.
E quando havia não estavam classificados entre os finalistas. Então vendo essa necessidade, vendo que a gente e a nossa cultura negra em si é tão pouco valorizada, pensei, por que não fazer algo voltado para o nosso público.
Já que tem a realeza da Oktoberfest, rainha da Oktober em Blumenau, que geralmente é uma loira, e eu jamais imaginei uma miss Negra, imagino como seria a reação do povo na cidade.
Então foi conversado e planejado de se fazer algo voltado para o público negro, que ainda hoje é um público carente que se sente muito pouco valorizado na sociedade, tem autoestima muito baixa, tem pouquíssima oportunidade em várias áreas, em empregos, por exemplo, é muito difícil ver pessoas negras com cargos e posições mais altos dentro da sociedade por conta do preconceito.
A ideia seria fazer algo voltado para negros, algo que englobasse a etnia, algo sobre a raça e pessoas de descendência afrodescendente, quem se enquadrasse nesse nesse perfil. A ideia foi criada no ano de 2019, tivemos essa ideia e lançamos o desafio: vamos criar e vamos ver qual vai ser a reação do povo, como é que o publico vai aderir essa ideia. E vou te contar que deu super certo! Na época eu tinha alguns parceiros e algumas pessoas que eu conhecia na cidade e eu conversei eu falei do projeto com eles, convidando-os a entrarem comigo nessa.
Então nosso objetivo não é esse como este concurso, a gente quer que a pessoa se auto valorize, se ame, tenha uma auto estima bem elevada. E este projeto já está trazendo isso para alguns participantes concurso. Muitas delas me disseram que jamais pensariam em se inscrever em algum concurso em Blumenau, nunca se inscreveram para a Realeza muito menos na para rainha da Oktober… imagine uma candidata negra numa cidade tipicamente alemã, certamente seria vaiada, as pessoas iriam julgar pela minha cor da pele.
Portal Afro: Como foi a repercussão, quando saiu a notícia que haverá um concurso de Beleza Negra em Blumenau?
Marcos: A repercussão que a gente teve foi assim: as pessoas no início tiveram muito receio de se inscrever, ficaram com medo pensando que iria ser mais uma pessoa que vai brincar com nossos sonhos, que vai só simplesmente comer dinheiro da gente. Pois isso é o que geralmente acontece, vem uma agência de fora, pede aos candidatos para fazerem um monte de coisas, e por fim os candidatos não conseguem nenhum trabalho.
E desde o começo o nosso objetivo não era esse, e sim mostrar que a gente poderia ser um diferencial na cidade, então criamos algumas etapas no concurso, fazer uns jobs com as candidatas, temos parcerias como lojas e marcas para realizar um ensaio fotográfico.
E muitas delas nunca tinham feito um ensaio fotográfico, nunca tinham se imaginado fazer algo voltado para área da moda ou ter essa oportunidade. Muitas delas nunca tinham usado um vestido de gala. E a gente fez uma série de ensaios usando vestido de gala, numa academia onde elas usaram roupas esportivas, e foi muito bacana e também fizemos ensaios com elas usando o traje de banho.
Algumas me disseram que tinham vergonha do corpo, eu sempre busquei nessa etapa falar para elas o quanto são bonitas, que não tem porque ficar se escondendo ou com medo do que os outros vão pensar de você. Usar a beleza ao seu favor. Muito se fala do corpo da mulher negra que é encorpada tem cintura delineada e quadril largo, então por que não destacar isso numa foto, claro não sendo vulgar, mas sendo algo que traga representatividade para as outras pessoas.
Muitas pessoas não acreditavam que poderia dar certo esse projeto, mas nós fizemos e lançamos tivemos um respaldo muito legal um feedback positivo, as pessoas gostaram da nossa ideia muitas pessoas apoiam. No início achei que iria mais crítica do que ajuda, e foi totalmente ao contrário e estou bem feliz por isso.
Portal Afro: Qual é o diferencial desse concurso, além de ser voltado para Beleza Negra?
Marcos: O nosso diferencial do concurso é que não estipulamos limite de altura, nem biotipo, ou seja, não precisa ser magra, não precisa ser uma pessoa alta… não estipulamos nada disso, deixamos livre para todo mundo, como você pode ver nas fotos tem candidatas que são mais baixinhas, outras são mais altas, mais gordinhas, algumas tem cabelo com liso, outras com cabelo crespo, cacheado.
O nosso diferencial é agregar tudo, porque a gente quis dar oportunidade e a nossa atenção para as pessoas que geralmente não estão em concursos. Quando se fala em concurso de beleza, você imagina a figura da mulher e do homem com um porte físico legal, tem que ser malhado definido ou a menina precisa ser magra de 1,70 a 1,75 de alta sem nenhuma tatuagem no corpo, porque depois vai trabalhar com marcas ou para fotos… até porque tudo em você está sendo divulgado, você é um produto, vai ser uma vitrine para as pessoas, isso referente ao concursos convencionais.
No nosso caso não, a gente não colocou isso no regulamento e nem cobrou nada isso das pessoas deixam muito livre.
Portal Afro: Tem premiação?
Marcos: Na questão de premiação a gente não divulgou ainda porque temos lojas que são nossos parceiros que vão premiar os três primeiros colocados, então isso é sigilo. Até mesmo porque é surpresa, e também não queremos que as pessoas se inscrevam somente por causa premiação, mas que venham com o intuito de participando de algo que é um sonho, que talvez jamais tivessem essa oportunidade, algo que vai abrir muitas portas.
Já tem meninas que já estão fazendo propaganda para algumas lojas que são nossos parceiros, fazendo divulgação fazendo prova de looks, às vezes são modelos da própria loja e isso é bem legal para elas.
Isso aqui na minha cidade é algo inovador, porque aqui, blogueira de loja geralmente uma menina de pele branca. E agora vai ter uma mulher negra fazendo os Stories fazendo divulgação de lojas parceiras.
Então achei muito legal isso e nossos parceiros eles nos abraçaram tão bem nos recepcionaram, realmente decidiram abraçar causas e fazer um diferencial nesse concurso para que não seja só mais um na cidade.
Portal Afro: Como faz para se inscrever?
Marcos: Para se inscrever a pessoa solicita no Direct do nosso perfil @belezanegrablumenau, em seguida eu envio o regulamento para ela, então estando tudo certinho a gente vai agendar um local para fazer uma reunião com todos os candidatos inscritos, e vão assinar uns termos, porque todo concurso precisa ter um termo, e esses candidatos vão assinar também um contratinho e um termo de responsabilidade, contrato de termo de uso de imagem. Solicitamos alguns dados pessoais, então é isso que se faz para poder inscrever no concurso.
Portal Afro: Onde e quando será o evento?
Marcos: O nosso evento vai ser no dia 21 de novembro, com início às 16 horas na Casa de Eventos Verdant.
Após o concurso, após o desfile, vai ter apresentação do grupo a Azaração, fazendo um pagodinho para comemorar a vitória dos campeões e o DJ Norton também para animar nossa noite.
Portal Afro: O que virá depois desse concurso, quais são seus planos?
Marcos: O nosso objetivo pós-concurso, no ano que vem ou mais para frente adiante é levar os vencedores para uma coisa mais elevada. Eu recebi uma proposta para levar a vencedora do concurso para ser uma representante de Blumenau, que representaria num concurso que seria a nível Estadual, tipo miss Santa Catarina.
Nessa conversa disseram que acharam muito bacana a minha ideia do projeto e gostariam muito que se fosse possível se desse para uma das meninas inscrever, porque tem poucas meninas negras e mulatas que se inscrevem.
Então quando eu recebi essa proposta eu informei as candidatas, e as meninas gostaram bastante, super apoiam esse negócio, a vencedora ou outra pessoa representar o nosso concurso num concurso maior que vai dar mais visibilidade, vai levar a Beleza Negra Blumenau para outro concurso.
Dados do concurso
As inscrições podem ser feitas por solicitação pelo direct da pagina @belezanegrablumenau
Requisito: Podem concorrer mulheres de 18 a 28 anos.
Quando será: 21 de novembro
Onde: Casa de Eventos Verdant – Blumenau/SC
Horário: a partir das 16h
O evento será aberto ao público, e os ingressos estão a venda pelo valor de R$ 20,00.
Portal: Obrigada mais uma vez Marcos por esta entrevista.
E você que é de Santa Catarina, ou se estiver por lá no dia 21 de novembro não perca esse evento que será histórico!
Um beijo e até o próximo post!
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar