São milhares de salões de cabelo afro que podem ser beneficiados
[youtube]https://youtu.be/xIxz9EPtH1M[/youtube]
O Portal Afro faz entrevista exclusiva com Antonio Roberto Cruz, afro-empreendedor, com mais de 30 anos em negócios afro. Ele fala sobre seu novo projeto em parceria conosco.
Portal Afro: o que é afro-empreendedorismo?
Belas & Crespos: Para nós não é apenas neologismo. Empreendedorismo compreende a participação de pessoas vendendo produtos e serviços no mercado. Quando as pessoas empregam capital para vender coisas para o restante da população ela está empreendendo. Podemos entender afro-empreendedorismo, como sendo esse esforço, realizado por afro-descendentes, afro-brasileiros, segmento este que participa de forma desorganizada do mercado, economicamente de forma marginal.
Portal Afro; e porque os negros têm que se identificar de forma diferente para vender seus produtos e serviços?
Belas & Crespos; bem não se trata somente de economia, ou vender serviços e produtos no mercado. Como sabemos nosso país gerou um problema muito sério com a libertação tardia e socialmente irresponsável.
Pressionado pela industrialização liderada pelos ingleses, nosso governo, libertou e colocou na rua milhões de negras e negros, com suas famílias destruídas, sem educação, sem renda, sem terra. Essas pessoas estavam despreparadas para concorrer com milhares de imigrantes, que vieram para cá com salários, terra, com famílias organizadas, e se adaptaram, numa economia, que crescia. Nela já haviam indústrias que geravam muitos empregos qualificados e bem remunerados.
Portanto aquela multidão de negros, seus filhos, seus netos ficaram a margem da economia, distantes dos melhores trabalhos e oportunidades. Essa dinâmica discricionária, escrudente, persiste até hoje. Essa massa não consegue quebrar a engrenagem que foi criada naquele momento, e que mantem esses descendentes nas atividades que fornecem renda medíocre, e impede esse povo de melhorar de vida, e ascender socialmente.
Portal Afro: e como o afro-empreendedorismo pode contribuir para mudar essa dinâmica?
Belas & Crespos: o Brasil é uma importante economia no mundo contemporâneo. Nosso PIB está entre os 10 maiores do mundo. O dinheiro dos brasileiros mais ricos, está presente com destaque nas principais bolsas mundiais, nos famosos bancos da Suiça, nos principados. Mas também somos um dos países mais injustos do mundo. Os mais de 100 milhões de herdeiros dos africanos apesar de muito pobres, juntos acumulam recursos importantes para responder por uma sobrevivência melhor.
É possível e necessário que esse povo inicie um processo organizado que lhe permita manter essa renda circulando em suas comunidades várias vezes.
É uma enorme desinteligência para o pais deixar de aproveitar esse enorme potencial de consumo e desenvolvimento. Manter essa gigantesca população a margem da economia gera prejuízos sociais incalculáveis, e distorções terríveis na educação, na saúde, na moradia, no desenvolvimento social e econômico, científico, e na segurança. É um absurdo o número elevado de jovens negros mortos todos os anos.
O país precisa urgentemente apropriar esses custos, e rever essa perversa marginalização. E nós temos que nos organizar para reverter esse quadro, acelerar essa revisão.
Portal Afro: como colocar em prática esses conceitos?
Belas e Crespos: na questão da organização econômica é simples a revisão;
Temos uma grande concentração de empreendedoras/es na área da beleza por exemplo, por questões de auto estima os negros gostam de se apresentar com elegância, trajar com estilo para seus encontros. A mulher negra se esmerou para cuidar dos cabelos crespos, e hoje domina essa arte. Somente na Grande São Paulo são milhares de empreendimentos com essas características.
Tais negócios precisam melhorar suas performances, faturar mais, comprar melhor, capacitar seus profissionais, aprimorar a comunicação para atrair mais clientes. Isso exige gestão, trabalho em grupo para reduzir custos, e dispor de melhores recursos gerenciais e de controles.
A empresa Belas & Crespos, se organizou para prestar tais serviços, a custos adequados aos salões Blacks, e está preparada para fazer crescer seus faturamentos em pouco tempo.
Isso pode multiplicar resultados, rendas, gerar muitos empregos, criar marcas espalhadas por todo o país, rapidamente. Permitindo a esses negócios atuar com gestões modernas, ágeis, impactando positivamente, milhões de negras e negros.
O sucesso da iniciativa será exportado. Recursos comandados por negros de todo o mundo, serão investidos, influenciando nas exportações, importações.
Negros executivos e investidores do exterior analisarão o país com mais interesse e respeito, ao perceberem os esforços e direção à igualdade e isonomia econômica.
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar