Editora Arole Cultural lança obra que estabelece relações entre o universo sagrado dos Orixás e a filosofia africana
São Paulo, junho de 2024 – O novo livro do professor e babalorixá Hendrix Silveira, que também foi sua tese de doutorado em teologia, traz uma reflexão afrocentrada que estabelece relações entre o universo sagrado dos Orixás e a filosofia africana, desde suas origens no continente negro até às tradições afrodiaspóricas, em especial nos terreiros de Batuque Gaúcho e de Candomblé Bahiano.
A obra literária reúne informações sobre as diversas expressões de culto aos Orixás, como são chamadas as divindades africanas, as vivências nos terreiros – nome dado aos templos das religiões de matriz africana – e como essa cosmopercepção enxerga as relações sócio-culturais e espirituais, como a vida e a sua pós-morte, por exemplo. Estas e outras questões surgem no decorrer do livro Afroteologia: Construindo uma teologia das tradições de matriz africana e ganham elucidações a partir da experiência de quem vivencia estas tradições desde dentro, aliada à pesquisa bibliográfica interpretada através da exunêutica – conceito afrocentrado estabelecido pelo autor em sua tese, em contraste à hermenêutica eurocêntrica -, atribuindo sentidos e propósitos aos rituais das religiões dos Orixás.
“A Afroteologia é um campo vasto e profundo que conecta o sagrado dos Orixás à riqueza filosófica africana e de seus descendentes. O novo livro de Hendrix Silveira é mais do que uma obra, é um convite à compreensão e celebração das tradições de matriz africana. Em tempos de luta contra o racismo estrutural e a intolerância, esta publicação se destaca como uma ferramenta poderosa para promover o respeito à diversidade cultural e para construir uma sociedade mais justa.”, explica Diego de Oxóssi, autor e fundador da Arole Cultural.
Hendrix Silveira faz parte da quinta geração de sua família que vivencia o Batuque – religião de culto aos Orixás que ganhou forma no Sul do Brasil – e o terceiro a alcançar o posto de babalorixá, título sacerdotal dessa tradição. O autor, que é também o primeiro babalorixá doutor em teologia do país, é considerado uma voz potente que combate o racismo estrutural em um país que ainda conserva a intolerância em sua realidade. Portanto, esta publicação é um marco para a literatura brasileira, pois traz à tona a importância dos saberes cruciais para o fortalecimento de culturas descolonizadas, com o objetivo de devolver a história, a descendência ao povo africano e também o que lhes é mais caro: sua cultura, crenças e espiritualidade.
O livro está em pré-venda no valor de R$98, com frete grátis pelo site da editora Arole Cultural: arolecultural.com.br. O lançamento oficial está previsto para 25 de junho de 2024.
Sobre o autor:
Hendrix Silveira é babalorixá, doutor em Teologia, professor universitário e pesquisador nas áreas de Teologia, Filosofia e Religiões de Matriz Africana. É autor do livro “Não Somos Filhos Sem Pais” e “Afroteologia”, além de diversos artigos acadêmicos publicados no Brasil e no Exterior. Atua como professor de História, Ciências da Religião e Teologia nas redes pública e privada de Educação. Também assessora o Conselho do Povo de Terreiro do Estado do Rio Grande do Sul, conselho de direitos vinculado ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Sobre a editora:
A Arole Cultural é uma editora especializada em obras sobre religiões e espiritualidades, com foco em tradições afro-brasileiras e afro-caribenhas, indígenas,africanas e esotéricas. Seu catálogo conta com títulos de autores renomados, como Luiz Antonio Simas, Fernandez Portugal Filho, Diamantino Trindade e Luiz Rufino, entre outros. A editora também publica obras inéditas e promove a valorização e o respeito às diversas formas de manifestação religiosa e espiritual. Mais informações em arolecultural.com.br.
Serviço:
Título: AFROTEOLOGIA: CONSTRUINDO UMA TEOLOGIA DAS TRADIÇÕES DE MATRIZ AFRICANA
Autor: Hendrix Silveira
Editora: Arole Cultural
Páginas: 416
Preço: R$ 98
ISBN: 9786586174212
Link de venda: https://arolecultural.com.br/
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar