No dia 22 de outubro passado, aconteceu em João Monlevade – MG, 3 eventos em prol do empoderamento feminino e racial. Organizado pela AfrosExpo sob a responsabilidade da equipe composta por Ester Sanches (Juíza de Paz nos USA, empresária e empreendedora social), Bruna Ferreira (Graduanda em Administração e Contabilidade, empreendedora social, editora e idealizadora da BlackMoney Magazine), e Sônia Maria Mata (empresária, bacharel em direito, empreendedora social e locutora rádio)
A AfrosExpo foi a primeira exposição de empreendedores pretos, aconteceu no Clube Ideal de 09:00 as 17:00 horas onde as 16 empresas abaixo expuseram seus produtos e serviços.
- Beauty Cosméticos, Bew Black (direto de Brasília), Habita Brasil (direto de São Paulo), Cia do Açaí, Maria Bonita (loja de roupas africanas), Restaurante da Cidinha, Beths Bistro, Banco Sicoob, Mary Kay, Correntinhas do amor, Simone Estética e Bronzeamento, Box da Nega, Tranças de Nega, Neli Tranças, Fala das Imagens e L’Office Models.
Houve várias apresentações culturais, dentre elas o projeto Renovação EreCapoeira, Tambores do Morro, Step Crew.
Muitas palestras foram proferidas e a Dra Helen ( CEO Proprietária da Habita Brasil), Sérgio All (CEO Fundador da Conta Black), Francis Henrique (Presidente da Cufa de Minas), Rogério Aparecido ( CEO Proprietário da Bew Black) deram um show de conhecimento.
Estiveram presentes os representantes da Secretária Nacional de Promoção de Políticas Raciais (SNPIR) nas presenças dos Srs. Vanderlei e Márcio Massaro; o Sr. Marco Antônio, presidente da fundação Palmares; a Sra. Sara, representante da Cultura da Cidade de Rio Piracicaba-MG.
Paralelamente das 15 às 18 horas, no Centro Educacional tivemos um Bate Papo com Luiza Brunet e Erica Paes; o evento foi idealizado exclusivamente para mulheres onde foi distribuído camisas do Outubro Rosa, contando com a programação:
- Palestra com Luiza Brunet sobre as causas das mulheres, referente a câncer de mama e violência contra as mulheres.
- Palestra com a Dra Liliana Graciano, sobre as leis e causas referente à mulher negra.
- Palestra com Erica Paes relacionado à defesa pessoal e identificação do agressor.
Durante o evento foram sorteados diversos brindes e sempre pontuando bastante o empoderamento da mulher, um assunto tão evidente nos dias atuais e de importância elevada para o desenvolvimento feminino. O evento encerrou com chave de ouro em um Baile de Gala no Clube Ideal a partir das 22:00, o baile de Gala Uma noite na Savana Africana. A decoração contou com um maravilhoso Safari com direito a bichos em tamanho real como macaco, girafa, zebra, leão, tigre, veado e ainda um Jipe. Durante o Baile foi lançado a revista digital exclusiva do evento “BlackMoney Magazine”, com o intuito de reunir colunistas negros e pardos em um único propósito de mostrar o “poder do black money”. Foi também realizado uma cerimônia de homenagens para personalidades de grande importância na sociedade. Segue abaixo:
- Marco Antônio Evangelista – Presidente da Fundação Palmares
- Vanderlei Lourenço – Representante da SNPIR
- Erica Paes – Idealizadora do projeto Empoderadas
- Luiza Brunet- representante internacional das causas das mulheres
- Dra Rose Felix – vereadora da Cidade de Itabira
- Dra Liliana Graciano – Presidente da comissão de equidade racial, tolerância religiosa da OAB e Coordenadora regional da Amazoeste
- Sérgio All – CEO Fundador da Conta Black
- Cidinha Raiz – Embaixadora da Universal Peace Federation, Comendadora Ordem dos Parlamentares de Língua Portuguesa e Nações de Língua Portuguesa Oilpalpo/Nalimpo
- Dra Helen Moraes – CEO Proprietária da Habita Brasil
- Francis Henrique – Presidente da CUFA de Minas
Durante o Baile foi realizado uma linda entrada do grupo Tamborres do Morro e Gabriela Bailarina, apresentação das Sambistas de Belo Horizonte coordenadas pela Kelle Cristina, uma mulher com câncer de mama que lidera uma equipe de mulheres passistas, banda Galaxy e diversas rodas de networking que foram um sucesso. É importante ressaltar a importância de todas as pessoas presentes, uma vez que, fazem parte dessa grande união que está se tornando a família Afros.Expo. Esse movimento foi um grande incentivo para o desenvolvimento feminino e racial da cultura de João Monlevade.
Saiba mais em @afros.expo.
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar